A história da Capela de Sto António e do Feriado Municipal

O Arquivo Municipal apresenta, numa exposição nos Paços do Concelho, um conjunto documental [com as datas extremas 1864- 1995], que dá a conhecer algumas etapas da história da Capela de Santo António e que está ligada às comemorações do feriado municipal, que foi instituído em 1977.

terça, 04 de junho 2013

13 de junho Feriado Municipal - Capela de Santo António

O Arquivo Municipal, enquanto guardião de memórias do município de Estarreja, apresenta durante o mês de junho, numa exposição patente ao público nos Paços do Concelho, um conjunto documental [com as datas extremas 1864- 1995], possibilitando dar a conhecer algumas etapas da história da Capela de Santo António, cujo orago é assinalado a 13 de junho, e que está ligada de forma indissociável às comemorações do feriado municipal de Estarreja, que foi instituído em 1977.

Sita na Praça Francisco Barbosa e transferida para o local onde hoje se encontra foi inicialmente privada e parte integrante da “Casa dos Morgados de Santo António da Praça” cujos proprietários, a família Soares de Albergaria, a mandaram edificar no ano de 1736 de acordo com a Pedra de Armas existente na capela.

Em 22 de julho de 1864 é celebrado contrato com a família relativamente às condições de transferência para o local onde hoje se localiza estando em ata de 14 de abril de 1875 determinada a transferência da sua localização inicial para a atual.

Um processo relativo ao Orçamento do Projeto da capela e apresentado pelo construtor Júlio Alvarenga datado de 24 de agosto de 1876 e elaborado em Aveiro apresenta o valor de 1.650$000 reis.

A 22 de abril de 1877 foi elaborado o Auto de Arrematação pelo Escrivão da Administração Manoel Pereira de Resende. A construção da capela foi a entregue a “(…) António Talaia, casado carpinteiro, do lugar do Monte da Murtoza, d’este Concelho e fôra da quantia de um conto e trinta e nove mil reis, lanço este que o Vice Presidente achou aceitável, e por isso lhe mandou entregar o ramo (…)”, conforme cópia manuscrita.

A escritura da transação, e respectivas ressalvas das condições, foi feita a 6 de agosto de 1877, sublinhando-se os direitos relativos à propriedade do Altar de Santa Brígida cuja cópia se encontra apensa a uma exposição de Maria Máxima feita à Câmara Municipal em 12 de novembro de 1969.

A 28 de agosto de 1878 é presente uma reclamação contra a nova localização da capela por considerarem ser “(…) em local menos apropriado e alem disso porque acresce a rasão de que o proprietário do terreno adjacente à dita capella foi edificar uma cavalariça incorporando em uma parede d’esta a parede da capella mor onde tem que ser construído o altar para se celebrar missa (…)”, conforme registo em ata.

Em reunião de câmara de 6 de abril de 1961 o presidente da câmara, Fernando Elísio Pinto Gomes, [1964-1968] propõe “(…) a) que seja cedida gratuitamente à Igreja católica, como pessoa colectiva de direito público, por intermédio da Comissão Fabriqueira da Freguesia de Beduído, a propriedade municipal sita na Praça Francisco Barbosa, desta vila, designada por Capela de Santo António (…). Posta em discussão a proposta do Senhor Presidente e não querendo nenhum dos Senhores Vereadores usar da palavra, foi a mesma submetida a votação e aprovada por unanimidade.”

Em 21 de dezembro de 1977, conforme ata e “em função de uma pergunta formulada por um Sindicato, o qual solicitava indicação do dia do feriado municipal, a Câmara, após alguma troca de impressões entre os seus membros, deliberou, por unanimidade, propor á Assembleia Municipal, que a fixação desse dia recaísse no dia de Santo António, Padroeiro da Vila”. Era presidente da câmara Maria de Lurdes de Jesus Almeida Breu.

O jornal O Concelho de Estarreja na sua edição de 15 de maio de 1978 noticia em primeira página a deliberação municipal de que 13 de junho passasse a ser feriado municipal. Sendo na edição de 30 do mesmo mês publicado o respetivo Edital. O ceramista aveirense Zé Augusto [1930-2012] executou sob encomenda para o município uma peça alusiva a Santo António no ano de 1995.

Dia Internacional dos Arquivos

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado a 9 de junho. Instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em Novembro de 2007. Foi escolhido este dia e mês, por ter sido nesta data no ano de 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos. O objetivo da comemoração visa proporcionar condições para que, em todo o Mundo, se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos, bem como alertar a sociedade para a responsabilidade que tem na preservação dos arquivos, dada a sua importância para a preservação da memória e identidade coletivas.

FOTO Capela de Santo António no ano de 1952, imagem pertencente à coleção de um arquivo pessoal.