8º Aniversário do Cine-Teatro de Estarreja

250 pessoas brindaram a mais um aniversário do Cine-Teatro de Estarreja, durante o concerto do libanês Rabih Abou Khalil. A abertura da celebração foi dada por Abílio Silveira, vice-presidente da Câmara, com um balanço muito positivo da atividade do espaço.

segunda, 01 de julho 2013

250 pessoas brindaram a mais um aniversário do Cine-Teatro de Estarreja, durante o concerto do libanês Rabih Abou Khalil, que marcou a comemoração da efeméride, no passado dia 22 de junho. A abertura da celebração foi dada por Abílio Silveira, vice-presidente da Câmara de Estarreja com um balanço muito positivo da atividade do espaço.

Acompanhado pelo fadista Ricardo Ribeiro e pelo acordeonista italiano Luciano Biondini, Rabih Abou-Khalil liderou uma fusão de culturas ímpar, em pleno palco do Cine-Teatro de Estarreja. O presente perfeito para celebrar 8 anos de renovada existência e contínua atividade cultural deste equipamento municipal.

Dispensaram-se os embrulhos e enfeites, preferindo a deambulação em torno do virtuosismo apaixonante do alaúde de Rabih Abou-Khalil, figura máxima das músicas do mundo.

O concerto, que marcou ainda a presença de Estarreja no cartaz da 5ª edição do Festim, Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, foi precedido pelas palavras de Abílio Silveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Vereador responsável pelo Cine-Teatro de Estarreja.

Ao fazer as honras da casa, Abílio Silveira agradeceu “a todas as pessoas que de forma direta ou indireta contribuem para o normal funcionamento do CTE”, desde a equipa permanente, passando pelas coletividades locais e sem esquecer o público “sem o qual nada faria sentido”.

O autarca frisou os orgulhosos números que quantificam a “enorme atividade” do espaço, com mais de 218 mil espetadores em oito anos de cultura, num total de 2568 espetáculos programados, dos quais 361 de música, 297 de artes performativas e 788 sessões de cinema.

Abílio Silveira destacou ainda a “missão educativa” incutida em cada momento promovido no Cine-Teatro de Estarreja, “contribuindo para novas sensações e olhares críticos sobre o mundo”, mas também a “gestão empresarial” implementada pela gestora cultural do espaço, referindo-se a Fátima Alçada e ao seu trabalho em prol do crescimento do CTE em termos de receita e criação de mais-valias extraculturais no espaço.

Hoje, o Cine-Teatro de Estarreja é ponto de encontro obrigatório de artistas e amantes da cultura, além de representar uma das mais importantes salas de espetáculo da Região de Aveiro e de ser apontada como referência pelo reconhecimento do trabalho feito e do modo de trabalhar.

Palco pisado por nomes como Kurt Elling, Seu Jorge, Hermeto Pascoal, Kaki King, Pedro Brumester, Rodrigo Leão, Tindersticks, Carlos Nuñez, António Zambujo, David Fonseca, Pedro Abrunhosa, Teresa Salgueiro, Cristina Branco, Clã, GNR, Carminho e tantos outros, o Cine-Teatro de Estarreja extravasou para o mapa cultural do país e dá ao Município de Estarreja motivos para continuar o investimento que tem feito na cultura.

+ INFO www.cineteatroestarreja.com