Nova estufa está a florir Estarreja

Já foram produzidas 8 mil plantas

quinta, 01 de agosto 2013

Nos jardins do município, não passa despercebido o resultado do trabalho desenvolvido na nova Estufa Municipal, instalada o ano passado na Quinta do Marinheiro, em Avanca. Até à data, já foram plantadas 8 mil plantas provenientes da propagação realizada na nova estufa, um investimento da Câmara Municipal tendo em vista a sua rentabilidade.

As primeiras plantas semeadas nas novas instalações municipais embelezam jardins, canteiros, taludes e rotundas. Os jardins da Casa Museu Egas Moniz estão agora mais coloridos e perfumados e um passeio passa a ser uma experiência aromática proporcionada pelo alecrim, a alfazema ou a santolina. Foram plantadas mais de mil plantas neste local. Ainda na Quinta do Marinheiro, o novo jardim aromático no Moinho de Meias também ostenta plantas dos viveiros municipais.

Os canteiros laterais da Rotunda do Hospital, em Salreu, os jardins da Praça do Gama, em Avanca, os jardins da Lateral do Edifício Paços do Concelho ou o talude do Multiusos, no centro da cidade, foram os primeiros destinos escolhidos para acolher as espécies que nasceram na nova estufa.

Solução mais rentável

Para além de embelezar o município, a Estufa reduz os valores de investimento nas plantas, sendo uma opção bastante mais económica. Em termos práticos, um amor-perfeito que custa 0,60€ ao município vindo de um viveiro exterior, tem agora um custo previsível de 0,09€ por planta. A reciclagem da terra vegetal, composto, materiais e sementes que está a ser realizada podem permitir uma diminuição ainda maior do custo unitário.

Com uma área total de 400m2, a nova estufa tem capacidade para acolher, nas suas diferentes fases de formação, cerca de 45 mil plantas por ano. Está equipada com uma estação meteorológica própria, que permite consoante as condições climatéricas de temperatura, chuva e vento, a abertura ou fecho automático da estufa, e apetrechada com um sistema de rega automático por microaspersão, programado para entrar em funcionamento a determinadas horas do dia, consoante a estação do ano e as plantas em criação, libertando as quantidades de água previamente determinadas.

O investimento do município na nova estufa e na recuperação da cobertura da antiga estufa ronda os 25 mil euros. Com uma área total de 200m2, a antiga estufa tem agora as funções de recuperação de plantas de interior, que ornamentam os edifícios municipais, e propagação de plantas de interior.

A nova estufa foi criada com o propósito de propagar plantas anuais, vivazes e arbustivas. De momento encontram-se cerca de 18mil plantas/ arbustos propagados nas novas instalações, provenientes de estacaria resultante de podas efetuadas pelo SEV – Setor de Espaços Verdes nos jardins municipais.

Formação de jardineiros na nova estufa

A plantação nos espaços verdes cabe à equipa de 10 jardineiros da Câmara Municipal. De destacar ainda a colaboração de um grupo de 24 formandos do Curso de Jardinagem B2+B3, no âmbito de uma parceria da Câmara Municipal de Estarreja e IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, e que terminou em junho após um ano e meio de formação. As aulas contemplaram formação teórica e prática na Escola da Congosta e na Quinta do Marinheiro, nomeadamente na nova estufa.

Este tipo de formação evidencia-se pelo seu impacto social com a ocupação dos formandos que aprendem e põem em prática os conhecimentos que vão adquirindo, ao mesmo tempo que representa uma mais-valia para o Município de Estarreja. A estes alunos foram atribuídas tarefas inseridas na requalificação paisagística da Quinta do Marinheiro, bem como na implementação de nova estufa municipal, utilizando equipamento e materiais próprios.

Em julho, o Município recebeu ainda 7 estagiários no âmbito do Curso de Jardinagem e Espaços Verdes, do Centro de Formação Profissional de Aveiro, que teve início em janeiro de 2012 e prevê a componente de formação prática em contexto de trabalho.