Hortas Urbanas atingem 30 lotes

segunda, 05 de agosto 2013

A poupança no orçamento familiar é uma das motivações dos munícipes para cultivar a sua própria horta na área municipal que a Câmara disponibiliza gratuitamente. A adesão ao projeto de cedência de espaços tem aumentado. Hoje, são cultivados 30 lotes de terreno.

Em outubro de 2012, a Câmara Municipal de Estarreja entregou as primeiras 10 hortas urbanas, situadas num terreno contíguo ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. A título gratuito, a Câmara Municipal disponibiliza aos munícipes parcelas de terreno com uma área de 36 m2, para produção agrícola, fomentando a prática da agricultura tradicional.

O cultivo de produtos para consumo próprio, complementando o rendimento económico das famílias é um dos objetivos do projeto municipal. Esta é também uma forma dos munícipes ocuparem o seu tempo livre, a ao mesmo tempo, a autarquia dá uma nova utilidade a um espaço desaproveitado, com uma área total de 3 mil m2.

A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, sobremaneira em períodos de austeridade como o que atravessamos, assume crescente importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações.

A Cooperativa Agrícola de Estarreja também se associa à iniciativa da autarquia, prestando apoio técnico aos novos agricultores.

Os interessados em ter a sua horta, para a produção de espécies hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, pequenos frutos ou flores de corte, ainda se podem inscrever no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado nos Paços do Concelho. O terreno camarário em causa tem capacidade para 60 parcelas.

mais informações sobre o projeto e inscrições