José Eduardo de Matos defende maior autonomia nas escolas

Sessão de Abertura do Ano Letivo 2013/2014

segunda, 16 de setembro 2013

O Município de Estarreja assinalou o arranque do ano letivo numa sessão que reuniu uma plateia de professores, pais e alunos no passado dia 12 de setembro, no Cine-Teatro Municipal. Desafio, responsabilidade e confiança foram as palavras que marcaram a cerimónia conduzida por José Eduardo de Matos, presidente da Câmara de Estarreja, e João Alegria, vereador da Educação.

“O mais importante de tudo são as crianças”. José Eduardo de Matos concluiu desta forma a sessão de Abertura do Ano Letivo 2013/2014, onde foram dadas as boas-vindas aos agentes educativos, homenageados os docentes e não docentes aposentados no ano letivo anterior e apresentado o Programa Municipal de Educação.

Para o autarca, a “autonomia, confiança e responsabilidade” são dimensões fundamentais para a evolução do sistema de ensino, das escolas, da comunidade escolar e do capital humano. O autarca acrescentou que, em oposição ao Estado, o Município de Estarreja sabe confiar no trabalho das escolas. “Nós confiamos e temos capacidade e responsabilidade suficientes para assumir a educação e para assumir, sobretudo, os desafios da autonomia da educação”, diferenciando respostas.

Encontrar saídas para 4000 alunos

A redução da rede escolar para dois agrupamentos (Agrupamento de Escolas de Estarreja e Agrupamento de Escolas de Pardilhó) compostos por um total de 3740 alunos enquadra a comunidade escolar para uma nova realidade, possibilitando novos modos de atuação e organização.

“A nossa ação pretende desafiar todos os agentes educativos para que a educação no nosso concelho seja, de facto, significativa e de excelência”. João Alegria, Vereador da Educação do Município de Estarreja, destacou, durante a apresentação do Programa Municipal de Educação, “o trabalho excelente que tem sido feito nos últimos anos” por parte de toda a comunidade escolar, no sentido de “promover condições para que as crianças e jovens vivam felizes”.

Educação com responsabilidade partilhada

O Programa Municipal de Educação reúne o conjunto de atividades, projetos e recursos disponibilizados pela autarquia no sentido de apoiar o trabalho dos agentes educativos. Durante a sessão de abertura do novo ano letivo, a apresentação do Programa coube ao vereador da Educação, João Alegria, que destacou as parcerias desenvolvidas com o PACOPAR, com a Rede de Ação Social e com a Universidade de Aveiro, na construção “destas propostas que auxiliam no papel educativo das escolas”.

O Gabinete de Psicologia, a Feira da Juventude, da Educação e da Proteção Civil, numa vertente de educação para a cidadania, a Semana do Ambiente, na vertente ambiental do Programa, e as sessões da Fábrica da Ciência Viva, dentro da Educação para a Ciência, mereceram o destaque do vereador responsável pelo pelouro da educação.

Nova Escola Sul concretiza plano do executivo

A Escola Sul, em Salreu, foi inaugurada no dia 15 de setembro, tendo as portas abertas para o novo ano letivo. A última fase da Carta Educativa assumida pelo executivo, que reorganiza o parque escolar em quatro centros estratégicos, levou a um investimento de 3 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários. A sua conclusão faz com que João Alegria se orgulhe das “excelentes condições do parque escolar” de Estarreja, acrescentando que vão “inspirar o alcance de bons resultados” nos próximos anos letivos.