Ciência em Movimento em Salreu

O projeto «Ciência em Movimento» está esta terça-feira na nova Escola Sul Visconde de Salreu, com a oficina "Gomas, gelatinas e proteínas", que ao longo do dia vai ocupar 1 centena de alunos do 1º ciclo.

terça, 24 de setembro 2013

O projeto «Ciência em Movimento» está esta terça-feira, dia 24, na nova Escola Sul Visconde de Salreu, numa iniciativa promovida pelos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro e pelo Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro. O projeto regressa agora às escolas com a oficina "Gomas, gelatinas e proteínas", que ao longo do dia vai ocupar 1 centena de alunos do 1º ciclo. Irão realizar-se 4 sessões (9h30, 10h30, 13h30 e 14h30).

Com a duração de um ano, o projeto teve início no ano letivo anterior e contempla a realização, nos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo, de várias oficinas temáticas nas áreas da Robótica, Química, Biologia, Geologia e Física.

Nestas aulas, é possível aprender a fazer pasta dentífrica e creme de mãos ou aprender mais sobre os invertebrados e a formação de dunas. A primeira oficina, intitulada "Sítio dos Robôs", decorreu em março nas escolas de Pardilhó e Avanca. Os alunos das Laceiras, Salreu, participaram na oficina "Faz a tua pasta de dentes". Em maio, a ação "Há invertebrados à nossa volta” esteve na Padre Donaciano Abreu Freire.

Em junho, o espetáculo apelativo “Química por tabela 2.0” reuniu centenas de crianças no Cine-Teatro. Em outubro, o palco terá “Física Viva”. Para o próximo mês está também agendada a aventura “Pai, vou ao espaço”. A exposição itinerante de fotografia científica “Revelações – vida na areia vida na rocha”, da autoria do biólogo Victor Quintino, investigador do Departamento de Biologia da UA, inundou a Casa da Cultura em julho. O workshop “Ciência e cosmética” animou a Quinta do Marinheiro, da Casa-Museu Egas Moniz no verão.