Câmara e Serviço Municipal de Proteção Civil acautelam medidas preventivas

Importa antecipar a ocorrência das primeiras precipitações significativas da época hidrológica. Tal como acontece todos os anos, a Câmara Municipal de Estarreja no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) realizou as devidas intervenções preventivas.

sexta, 27 de setembro 2013

Importa antecipar a ocorrência das primeiras precipitações significativas da época hidrológica. Tal como acontece todos os anos, a Câmara Municipal de Estarreja no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) realizou as devidas intervenções preventivas.

Limpeza, varredura de folhas, desentupimento de sargetas são algumas das ações levadas a cabo pelos vários Serviços Municipais responsáveis pelas Vias, pelos Serviços Urbanos e Ambiente e da Proteção Civil. “A prevenção é essencial e é isso que fazemos, prevenimos para não remediar! É um trabalho constante de uma Câmara e Proteção Civil atentas e prontas para as adversidades”, refere o vereador da Proteção Civil, Diamantino Sabina.

A registar as limpezas realizadas na cidade de Estarreja, incluindo no troço nacional da EN 109. Nas freguesias, a autarquia atuou ao nível da construção ou reforço de aquedutos, beneficiação e ampliação de valetas, reforço ou reparação de sargetas, reparação da ligação de condutas. O arrastamento constante de folhas e lixos, que se vão acumulando em algumas zonas, obriga a um esforço suplementar e à repetição das limpezas.

Igualmente por precaução foi retirado o açude no Parque do Antuã. Segundo Diamantino Sabina, “já foi igualmente operacionalizado o acompanhamento no fim de semana a eventuais situações derivadas das chuvas. A nossa função é essa na Proteção Civil Municipal, contando com a habitual colaboração dos Bombeiros, GNR e Cidadãos”.

Face às primeiras precipitações significativas da época desta sexta-feira, 27 de setembro, com chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e vento muito forte com rajadas, o SMPC já iniciou rondas a vários locais (referenciados por ocorrências anteriores) e até agora não existem anomalias a registar.


Ano hidrológico – recomendações

O mês de outubro marca o início do ano hidrológico, período em que importa estar preparado para prevenir a precipitação que marca o outono com a adoção de medidas de preparação e autoproteção.

A transição para o outono é propicia a:
- Inundações;
- Cheias;
- Derrocadas;
- Contaminação de fontes de água potável;
- Acidentes rodoviários;

Os responsáveis deverão estar atentos e promoverem as ações necessárias à prevenção.

É também dever de cada cidadão prevenir, adotando uma atitude pró-ativa, através de medidas de autoproteção, tais como:

- Desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais, ou varandas;
- Limpeza de sargetas;
- Limpeza de algerozes e caleiras dos telhados de habitações;
- Circulação atenta, quando na via publica e condução defensiva.

Para mais informações sobre estas e outras medidas preventivas, poderá consultar o Site da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

http://www.proteccaocivil.pt/educid/RecInformativosPedagogicos/Pages/Folhetos.aspx