Egas Moniz: 64 anos do primeiro Prémio Nobel português

No próximo domingo, dia 27 de outubro, assinala-se o 64º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz, único em Portugal. A Câmara Municipal sugere uma visita à Casa-Museu situada em Avanca.

sexta, 25 de outubro 2013

É um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de novembro de 1874 — Lisboa, 13 de dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.

Um conjunto notável de descobertas científicas realizadas por Egas Moniz valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Medicina há 64 anos. Egas Moniz foi o primeiro português a ganhar um Nobel, no dia 27 de outubro de 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Permanece ainda como o único Prémio Nobel português de ciência.

Por motivos de saúde não se deslocou à Suécia para receber o galardão, tendo a cerimónia decorrido, excecionalmente, na sua casa de Lisboa, cidade onde morreu a 13 de dezembro de 1955.

Egas Moniz nasceu em Avanca, Estarreja, em 1874. Estudou medicina em Coimbra, onde foi depois professor catedrático. Especializou-se em neurologia e psiquiatria em França, regressando a Portugal em 1911, já no tempo da república, para ocupar a recém-criada cátedra de Neurologia. Foi também um testemunho peculiar de várias transições que se operaram, na mudança do século XIX para o século XX; da Monarquia para a República e, pouco depois, da República para a ditadura fascista de Oliveira Salazar. Nos últimos anos da monarquia e durante a primeira República desempenhou cargos políticos, afastando-se desta atividade quando foi instituído o Estado Novo.

Em 1927, ao fim de dois anos de estudo e experiências, Egas Moniz criou o método da angiografia cerebral, que permitia a visualização das artérias do cérebro. Esta técnica revelou-se valiosa para o diagnóstico de doenças no interior do crânio.

Em 1935 desenvolveu a leucotomia pré-frontal, uma operação cirúrgica radical de corte da substância branca dos hemisférios cerebrais, com vista a tratar doenças mentais como a esquizofrenia e certas psicoses. Esta foi a técnica pioneira da psicocirurgia, isto é, do tratamento de problemas psiquiátricos graves através da manipulação orgânica do cérebro. Hoje em dia a leucotomia, na forma em que surgiu, já não é praticada, devido aos efeitos secundários severos e irreversíveis. Usada abusivamente nos anos 40 e 50, declinou depois com a utilização de tranquilizantes nos tratamentos psiquiátricos. Na época, no entanto, não havia outras formas de tratamento e aliviamento dos sintomas das esquizofrenias severas.

O seu trabalho foi reconhecido com o Prémio de Oslo, em 1945, e depois com o Prémio Nobel, em 27 de Outubro de 1949.

Visite a Casa-Museu em Avanca

Intimamente relacionado com o percurso e a vida do investigador, a Casa Museu Egas Moniz, situada em Avanca, abriu renovada em janeiro deste ano. Já antes, a Câmara Municipal tinha avançado pela primeira vez com obras de conservação em 2008. O edifício foi construído em 1915 sobre os alicerces da modesta casa rural de família, com arquitetura de Ernesto Korrodi.

Desde a sua reabertura em janeiro, o espaço de eleição do Prémio Nobel da Medicina, tem recebido uma média de 300 visitantes por mês. Da programação da Casa-Museu destacam-se as iniciativas “Recantos do Marinheiro”, com novas sessões agendadas para dia 16 de novembro, e “Era uma Vez…” destinada a crianças dos 6 aos 12 anos (sessões dias 23 de novembro e 21 de dezembro).

// Programação
Recantos do Marinheiro | 16 de novembro :: 10H30 + 12H30
Visita a espaços não conhecidos da Casa Museu Egas Moniz. Recantos escondidos vão contar uma história, que vai permitir uma contemplação, um momento de reflexão e finalmente um encontro.
Duração da Visita 60 Minutos | Máximo 12 pessoas

Era uma vez…. | 23 de novembro e 21 de dezembro :: 10h30 + 12h30
A partir das vivências de infância de Egas Moniz na quinta do Marinheiro, vamos contar uma história onde serão evidenciadas as facetas e personalidade do Génio galardoado com o Prémio Nobel.
Máximo 12 crianças | dos 6 aos 12 anos

Inscrições museuegasmoniz@cm-estarreja.pt

// Contactos e visitas
Diretora: Rosa Maria Rodrigues