Nova Estratégia Cultural do Município

sexta, 17 de janeiro 2014

O envolvimento e integração dos vários agentes e equipamentos culturais municipais faz parte da nova política cultural do Município de Estarreja. O objetivo é tirar partido da contribuição de todos para a criação de sinergias capazes de dar uma nova dinâmica cultural ao concelho, mais global e próxima da comunidade.

O Cine-Teatro de Estarreja assume um papel central e potenciador desta nova estratégia, enquanto equipamento cultural de projeção regional e nacional, chamando outros espaços como a Casa-Museu Egas Moniz, a Casa Municipal da Cultura, a Biblioteca Municipal e o projeto Bioria a afirmarem-se também como protagonistas deste renovado caminho cultural. A nova estratégia sustenta-se no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), o serviço educativo municipal que, além de concertar a oferta cultural e educativa dos vários equipamentos municipais, projeta-se como plataforma de formação e fidelização de públicos.N

Numa conferência de imprensa, realizada no dia 6 de janeiro, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, e João Alegria, Vereador da Cultura, reuniram-se com mais de uma dezena de jornalistas de meios de comunicação social regionais e nacionais. A nova estratégia passa por “criar novos elos, fazer com que a cultura crie novas sinergias com outros agentes culturais do concelho”, explica Diamantino Sabina referindo-se a coletividades como bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, e todos os que “podem juntos criar uma nova dinâmica cultural no nosso concelho”.

A outra face da política cultural de Estarreja passa por concertar “as principais atividades culturais do concelho, nomeadamente o Carnaval, o Festarreja, as Festas de Santo António, o Estarrejazz, que é já tão conhecido e também deu nome ao Cine-Teatro de Estarreja”, enumera o Presidente. A perceção e integração de todas as valências culturais do concelho, num objetivo comum, será o motor da renovação da dinâmica cultural municipal.

Uma visão mais integrada para a cultura

Valorizar o território, os agentes culturais, aproximar e potenciar os grandes equipamentos e marcas do concelho são os principais eixos estratégicos, definidos pelo presente executivo camarário, para a cultura. “Ao olharmos para o Cine-Teatro de Estarreja, Casa-Museu Egas Moniz, o projeto Bioria, detetamos, sem muito esforço, que o nosso concelho é bastante rico e com grande potencial para atração das pessoas e para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”. Com este ponto de partida, João Alegria, responsável pelo pelouro da cultura do Município de Estarreja, apresentou com maior detalhe os objetivos e focos de trabalho do projeto desenhado para a cultura municipal.

A parceria com o Cine-Clube de Avanca vai revelar-se “mais palpável na vida cultural” do concelho que irá continuar a fazer parte de redes de programação cultural como a Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUCI), da Região de Aveiro, mas também de circuitos como o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo (Festim), da d’Orfeu. “O objetivo principal daquilo que pretendemos é tornar a atividade do município de uma oferta cultural transversal, heterogénea, articulada entre todos os eventos e todos os equipamentos do município” - resume João Alegria.

A concretização da nova política já se encontra visível na Agenda Municipal com a oferta cultural para os meses de janeiro, fevereiro e março, nos vários equipamentos municipais.

Educar pela arte e aprender ao longo da vida

“O conhecimento é a mola para o nosso desenvolvimento social e económico”. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja apresentou, durante a Conferencia de Imprensa, o nome que sobressai do projeto cultural municipal responsável por sustentar a nova dinâmica, formando e fidelizando os públicos, aproximando as artes da comunidade e vice-versa.

O Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) é a nova denominação para o serviço educativo municipal. “Uma das expressões desta política tem a ver com consolidar, concertar e qualificar os vários projetos educativos, dando este caracter unificador e uniformizador, mas potenciando quer os equipamentos quer os eventos. E por isso, nós criámos esta nova figura que chamamos Laboratório de Aprendizagem Criativa, um serviço de carácter transversal aos diversos equipamentos culturais, constituindo uma rede, envolvendo todas as nossas áreas da cultura, da educação, da ciência, tudo aquilo que serve para que o que nós oferecemos às pessoas seja de facto um serviço de qualidade”. Além disso, João Alegria acrescenta que, desta forma, se consegue crescer culturalmente “com uma gestão eficiente e eficaz, rentabilizando todos os recursos”.

A expressão máxima do LAC, no sentido de “consolidar as relações de confiança com a comunidade, captando, qualificando e formando novos públicos” revela-se nos espetáculos Revelação (15 de fevereiro) e Tempo do Corpo (29 de março) que chamam os estarrejenses ao palco do Cine-Teatro de Estarreja. As inscrições já estão a decorrer e podem ser obtidas mais informações no site do Cine-Teatro de Estarreja.

Reportagem Porto Canal no canal do Município no Youtube