Casa-Museu Egas Moniz, um exemplo na Museologia Nacional

O património estarrejense estará representado no Encontro "Museus de Medicina e Farmácia - um exemplo na Museologia Nacional", que irá decorrer este sábado, no Porto. A diretora da Casa-Museu Egas Moniz, Rosa Maria Rodrigues, irá proferir uma conferência sobre a história e as coleções da Casa Museu

sexta, 21 de março 2014

O património estarrejense estará representado no Encontro "Museus de Medicina e Farmácia - um exemplo na Museologia Nacional", que irá decorrer este sábado, dia 22 de março, no Porto.

A diretora da Casa-Museu Egas Moniz, Rosa Maria Rodrigues, irá proferir uma conferência sobre a história e as coleções da Casa Museu situada em Avanca, no concelho de Estarreja. Na comunicação "Egas Moniz na Investigação e na Arte", Rosa Maria Rodrigues abordará as diferentes facetas de Egas Moniz na sua interligação com a história da Medicina e o paradigma da Museologia Nacional.

O Encontro "Museus de Medicina e Farmácia - um exemplo na Museologia Nacional" é promovido pelo Museu de História da Medicina "Maximiano Lemos" da FMUP e pela Secção de História da Medicina da Delegação do Sul da Ordem dos Médicos. Decorrerá no Centro de Congressos da Casa do Médico da Delegação do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, com início às 15h. Este encontro visa relembrar a história e o património das instituições participantes e promover um estreitamento de relações institucionais que valorizem a Museologia nacional.


Única em Portugal

A casa apalaçada que Egas Moniz reconstruiu em 1915 na sua terra natal, a partir da chamada Casa do Marinheiro, segundo projeto do arquiteto Ernesto Korrodi, era destinada a férias estando recheada de coleções reunidas pelo casal e de objetos pessoais e profissionais do Nobel da Medicina (1949).

Única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal, intimamente relacionada com o cientista, neste espaço cultural podem ver-se obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar, bem como coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura, escultura e a sua notável biblioteca pessoal. Está classificada pelo Ministério da Cultura como Imóvel de Interesse Público.

Pode visitar a Casa-Museu de terça a domingo no seguinte horário: terça a sexta 9h-12h/ 13h30-16h30; sábados e domingos 14h-17h.


+ Informações

visitas guiadas

ingresso 2€
Gratuito para portadores do cartão-jovem, estudantes e professores devidamente identificados

visitas de estudo: a marcação deve ser feita por telefone (de preferência 2 semanas antes)

horário
Terça a sexta 9h00-12h00 / 13h30-16h30
Sábados e domingos 14h00-17h00
Encerra às segundas e feriados

contactos museuegasmoniz@cm-estarreja.pt | 234 884 518 | 967 128 579

morada: Rua Prof. Doutor Egas Moniz 3860 078 Avanca
GPS: N 40º 48’ 22.0” | W 8º 35’ 21.2”

website www.casamuseuegasmoniz.com