Programação cultural com identidade

quarta, 26 de março 2014

Propostas transversais, multidisciplinares e integradas, pensadas para cada público e com a presença da marca “Estarreja”. A próxima temporada cultural do Município dá continuidade à política abrangente e concertada que dinamiza as potencialidades do território. Na conferência de imprensa realizada na sexta-feira, 21 de março, na Casa Municipal da Cultura, Luís Portugal, novo programador cultural do Município de Estarreja, apresentou o cartaz de eventos até julho.

“Cultura tem a ver com o bem-estar de cada um, tem a ver com a identidade de cada um e criar essa mesma identidade é o nosso propósito”. Luís Portugal, novo programador cultural do Município de Estarreja, mostra como o concelho, posicionado no mapa da cultura nacional,  está a engordar essa marca com eventos como o Observaria (12 e 13 abr.) - “um evento a nível mundial que nos traz cá grandes observadores de aves” - e o festival de cinema Avanca (18, 23 a 27 jul.), “que extravasa fronteiras”.

Para o novo programador Estarreja possui recursos únicos e um forte tecido criativo e artístico: “Santos da casa não fazem milagres, mas há aqui coisas fantásticas que é preciso potenciar ainda mais e envolver na política cultural deste município”. Outro exemplo é o projeto Músicos da Nossa Terra (19 abr.), da jovem maestrina Renata Oliveira, que conta este ano com a sua III Edição e passou a ser um dos eventos-chave do Município de Estarreja, envolvendo a participação de centenas de músicos do concelho.

Na abertura da conferência de imprensa, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, frisou que a cultura é uma aposta do executivo. “Continuamos a apostar na cultura do nosso concelho e a fazer com que esta cultura seja uma referencia regional e nacional.”

O jazz e o cinema ganham visibilidade

“Já se começam a formar culturalmente polos e pontos de interesse que Estarreja pode exportar”. A Big Band Estarrejazz é um deles e lidera o Dia Internacional do Jazz (30 abr.) ao lado de Marta Hugon num concerto especial, no Cine-Teatro, “casa âncora” dos “novos desígnios culturais de Estarreja”. Conforme destaca Luís Portugal, no dia 30 de abril “Estarreja vai acordar ao som da música jazz”, com pequenos combos espalhados pela cidade, em celebração do Dia Internacional do Jazz.

As Quintas de Cinema, novo ciclo cinematográfico dedicado à produção europeia e não só, que nasce da consolidação de uma parceria do Município com o  Cine-Clube de Avanca, o Cartaz de Domingo, com películas de renome comercial, e o regresso do Cinema de Animação aos primeiros domingos de cada mês, dão ao cinema um grande destaque na agenda cultural do município. Uma visibilidade que, para Luís Portugal, tem também como objetivo dar maior enfoque e aproximar a população do Festival “Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

Cultura participativa

Na conferência de imprensa de apresentação da programação cultural para os meses de abril a julho, Luís Portugal destacou a presença de nomes como Luís Represas (10 mai.), Pedro Tochas (11 mai.) com o Projeto 2014, onde o ator convida a comunidade a participar na criação de um espetáculo, O Baile (31 mai.) da coreógrafa Aldara Bizarro, que integra músicos e participantes de Estarreja, A Noite (26 de abril), de José Saramago, sendo um dos momentos que assinala os 40 anos do 25 de abril e que reúne um elenco de grande qualidade. O 9º aniversário do Cine-Teatro de Estarreja chama Cuca Roseta, “a nova voz do fado”, e, a encerrar o cartaz de programação regressa o Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo com o concerto de Coetus, uma orquestra de percussão ibérica que conta com a voz de Eliseo Parra, “um incontornável cantor da música tradicional espanhola”, explica Luís Portugal.

A Casa-Museu Egas Moniz, a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal são também polos culturais, com visitas, exposições e palestras regulares, alargando o leque de propostas à arte, ciência, património e literatura. Carlos Tê, reconhecido escritor de canções, é outra forte presença nesta temporada e assinala o Dia Mundial do Livro (23 abr.) na Biblioteca Municipal com uma conversa onde demonstra a polivalência da escrita.

Eventos como a 7ª Feira da Juventude, de Formação e Proteção Civil (3 a 4 abr.) e o Garcicup 2014 (25 a 29 jun.) surgem como focos da programação, criando uma aliança entre a cultura e o desporto que incrementa a estratégia de dinâmica global projetada pelo Município.

O novo responsável pela programação municipal aposta numa “política cultural participativa”, com uma “programação para todos”. Mesmo com a presença de “nomes sonantes” e de qualidade, que emergem da agenda apresentada, o trabalho é desenvolvido “sempre a pensar em toda a gente, sempre a pensar de forma transversal”.