Jovens desempregados visitam polos municipais de empreendedorismo

Os 15 jovens formandos do curso “InterAção”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja e que está a decorrer no Multiusos, visitaram a Área Social e de Negócios do Eco Parque Empresarial e a Incubadora de Empresas de Estarreja.

quinta, 27 de março 2014

Os formandos do curso “InterAção”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja e que está a decorrer no Multiusos, visitaram a Área Social e de Negócios do Eco Parque Empresarial e a Incubadora de Empresas de Estarreja.

São 15 os jovens adultos e desempregados de longa duração ou à procura do primeiro emprego que frequentam esta ação de formação.

No âmbito de um módulo específico, o objetivo da visita foi dar a conhecer aqueles espaços como polos municipais de promoção do empreendedorismo.

Localizada no Antigo Colégio, a Incubadora de Empresas de Estarreja é um local especialmente criado para abrigar empresas e pessoas que desejem desenvolver novos projectos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar e favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas.

A Área Social e de Negócios (ASN) constitui um espaço qualificador e uma resposta diferenciadora do Eco Parque Empresarial de Estarreja como fator de atração de novas empresas e de dinâmica na criação de mais emprego, consolidando a área empresarial que é gerida pela Câmara Municipal. A ASN engloba várias valências: área de gestão, auditório, sala de exposição, consultório médico, espaços de segurança e de formação, restaurante e cafetaria, espaços para serviços, balneários e instalações sanitárias.

Resposta social para jovens estarrejenses

Na continuidade do trabalho que desenvolve junto da população carenciada do concelho, a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja (SCME) promove em parceria com o POPH, o projeto formativo direcionado a jovens adultos com idades entre os 18 e 30 anos, em situação de desfavorecimento ou exclusão social.

Com uma duração 7 meses, a formação visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais consideradas fundamentais para a construção de um projeto de vida, orientado para a vertente do empreendedorismo e expressão criativa, tendo como objetivo último a criação do auto emprego e a inserção no mercado de trabalho.

Este projeto inscreve-se no quadro de respostas sociais que a instituição tem desenvolvido junto da população alvo da sua intervenção, através do atendimento e acompanhamento social, onde tem sinalizado agregados familiares que apresentam problemáticas de natureza diversa e frequentemente conjugadas: problemas económicos, desemprego e ou emprego precário, toxicodependência, violência/ negligência familiar e baixas competências pessoais e sociais.

Foi a partir das situações que tem sinalizadas que a SCME apresentou a candidatura a este projeto, contemplando uma ação com a duração total de 800 horas, dirigida maioritariamente a 15 jovens adultos/as, residentes no concelho com idades compreendidas entre os 20 e 32 anos, desempregados, em situação de desfavorecimento/exclusão social, com habilitações literárias entre o 2º ciclo e o ensino secundário.

Câmara cede espaço de formação

A Câmara Municipal e a SCME formalizaram a utilização de uma sala no Multiusos, para receber o curso “InterAção”. O protocolo de utilização de uma sala de formação do Multiusos, equipamento municipal localizado no Parque do Antuã, define a competência e o estabelecimento de normas entre as partes, relativas à cedência do espaço.

Para a autarquia a necessidade e premência em prestar apoio aos munícipes que estão a atravessar um período de vulnerabilidade económica e social decorrente de situações de desemprego e de procura de trabalho, justifica que a capacitação ao nível da formação, do empreendedorismo e criação de auto emprego. O protocolo entrou em vigor em dezembro de 2013 e terminará a 30 de junho de 2014.