AVANCA 2014: Festival arrancou com entrega de prémios

Centenas de pessoas assistiram, na noite de 23 de julho, à cerimónia de abertura de um dos festivais de cinema mais importantes do país. O AVANCA 2014 - encontros internacionais de cinema, televisão, vídeo e multimédia, deu o pontapé de saída e mostrou, à 18ª edição consecutiva, que a maioridade não lhe pesa. Até 27 de julho, o AVANCA confirma-se como ponto de encontro indispensável entre personalidades da sétima arte e um espaço de formação internacional na área dos audiovisuais, sem paralelo no contexto europeu.

sexta, 25 de julho 2014

A atriz Jacqueline Corado, que participou no filme “Gaiola Dourada”, conduziu a bem humorada cerimónia no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, perante uma plateia recheada de cineastas de todo o mundo, cinéfilos, altas entidades públicas e do tecido empresarial da Região, representantes de outros festivais de cinema, sem esquecer a população estarrejense que fez questão de marcar presença no evento.

A sessão ficou marcada pela entrega dos Prémios AVANCA 2013, pela estreia mundial da curta-metragem de animação “A Minha Casinha”, de Raquel Atalaia, e pela exibição de três filmes japoneses fruto da colaboração do AVANCA com o festival CosmoFest Toquio.

Apaixonado pelo cinema, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, confessou ser “um privilégio”, como autarca, estar presente na cerimónia de abertura e ter o evento a decorrer no concelho. Num discurso bilingue, Diamantino Sabina frisou “que este festival de cinema ganhou uma dimensão internacional fenomenal” com números que falam por si e que o colocam na “rota dos festivais de cinema internacionais”: mais de 2000 filmes inscritos, 64 fitas em competição - 20 em estreia mundial e 44 em estreia nacional -, mais de 80 sessões de cinema, num espaço multicultural com representantes dos cinco continentes. O Município de Estarreja coorganiza o AVANCA 2014 juntamente com o Cine-Clube de Avanca. A 18ª edição do certame conta ainda com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Junta de Freguesia de Avanca, entre outras entidades locais.

14 premiados na 17ª edição do festival subiram ao palco

In the nick of time”, de David M. Lorenz (Alemanha), “Lost Senses”, de Marcin Wasilewski (Polónia), “Cello Tales”, de Anne Schiltz (Luxemburgo), “Bué Sabi”, de Patrícia Vidal Delgado (Portugal), “Fios de Tempo”, de Joaquim Pavão (Portugal), “Carrotrope”, de Paulo d’Alva (Portugal) e “Les Fameux Gars”, de Adolf L. Assal (Luxemburgo), foram alguns dos filmes premiados durante a cerimónia de abertura do AVANCA 2014, respetivamente nas categorias Melhor Curta-Metragem, Melhor Animação, Prémio Televisão, Prémio Estreia Mundial - Curta-Metragem, Prémio Competição AVANCA (documentário), Prémio Competição AVANCA (ficção), Prémio Trailer in Motion. Todos estes filmes estrearam e foram incluídos na competição do AVANCA 2013.

De olhos no futuro, António Costa Valente, presidente da direção do Cine-Clube de Avanca e anfitrião deste grande festival de cinema, agradeceu a todos os que “materializam” o certame quer com os apoios, quer com a organização, mas também os que nele participam “ano após ano”. No discurso de boas-vindas que proferiu, António Costa Valente, figura máxima do AVANCA, assume o festival como “um espaço para criar coisas”, um local de “confronto com filmes, com pessoas”, uma partilha que leva à discussão de “ideias”. O AVANCA faz com que tudo “isso se possa transformar em filmes”.

AVANCA | CINEMA pronta para refletir a sétima arte

Também no dia 23 de julho, ao início da tarde, arrancou a 5ª edição da AVANCA | CINEMA: Conferências Internacionais de Cinema - Arte, Comunicação e Tecnologia, reunindo investigadores, académicos, estudantes, realizadores e cinéfilos em Avanca para cinco dias de partilha, tendo como tema central o Cinema. Com um livro de atas que totaliza 1488 páginas, 197 comunicações e a presença de 230 pessoas de todo o mundo, esta mostra ser a maior edição de sempre das conferências que integram o programa do festival AVANCA 2014. Durante 5 dias, as salas da Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz, na freguesia de Avanca, vão “refletir a importância do cinema”, afirma António Costa Valente durante a abertura das conferências AVANCA | CINEMA. Além da estreia do filme interativo “Neblina”, de Bruno Mendes da Silva, estas conferências contam ainda com a atribuição do Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, patrocinado pela PT Inovação, procurando distinguir a melhor comunicação presente nas jornadas. Para Anabela Oliveira, membro do júri deste prémio e doutorada em Literatura Comparada, “é uma honra” participar desde início na AVANCA | CINEMA, “observar e premiar comunicações extremamente importantes e muito boas.”