Hospital de Estarreja: Secretário de Estado anuncia 900 mil € de investimento

O financiamento será canalizado na instalação de uma unidade de cuidados paliativos no Hospital Visconde de Salreu. Esta é uma novidade do Plano Estratégico previsto para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e foi anunciada por Manuel Ferreira Teixeira, Secretário de Estado da Saúde, durante uma visita ao Pólo de Estarreja.

quarta, 30 de julho 2014

O financiamento será canalizado na instalação de uma unidade de cuidados paliativos no Hospital Visconde de Salreu. Esta é uma novidade do Plano Estratégico previsto para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e foi anunciada ontem por Manuel Ferreira Teixeira, Secretário de Estado da Saúde, durante uma visita ao Pólo de Estarreja.

No total são 900 mil euros para financiamento do projeto de criação de uma unidade de cuidados paliativos no Hospital Visconde de Salreu, Pólo de Estarreja do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), aprovados por despacho enviado há uma semana pelo Secretário de Estado da Saúde. Uma nova ala que “faz todo o sentido”, nas palavras de Manuel Ferreira Teixeira, e que “será um ganho muitíssimo importante para Estarreja”, acrescenta o governante. O projeto de criação de uma unidade de cuidados paliativos no Hospital Visconde de Salreu encontra-se incorporado no Plano Estratégico desenhado para o CHBV. Documento que, de acordo com Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, ainda não lhe foi “apresentado formalmente” para análise. A visita do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, à unidade hospitalar estarrejense teve como objetivo “ver onde será a obra e perceber como está a ser utilizado o restante espaço.”

O convite para visitar o Hospital de Estarreja, emitido por Diamantino Sabina ao Secretário de Estado da Saúde, foi motivado precisamente pela necessidade de obtenção de respostas face ao futuro daquela unidade e à atual utilização do espaço. Durante a visita do governante, o autarca voltou a frisar o “constante esvaziamento deste hospital”, com a Cirurgia de Ambulatório a funcionar “apenas um dia por semana”.

“Um projeto para ser levado afrente”

Decorridos os “tempos normais” de contratação pública, os cuidados paliativos no Hospital de Estarreja é “um projeto para ser levado afrente”, garante Manuel Ferreira Teixeira, Secretário de Estado da Saúde, sem concretizar datas de início ou conclusão da obra. O governante afastou a ideia de encerramento do Pólo de Estarreja, referindo que quer ver as unidades hospitalares “renascer, pojantes”.

Desconhecedor do efetivo conteúdo da última versão do Plano Estratégico, Diamantino Sabina acredita que a promessa de financiamento feita pelo Secretário de Estado da Saúde seja um “bom sinal”, desde que “o Plano Estratégico, no seu todo, salvaguarde o melhor interesse da população”.

Restantes valências do hospital permanecem incertas

Ao referir-se ao Hospital de Estarreja, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, afirma tratar-se de “um centro de Cirurgia de Ambulatório importante”. Unidade de Excelência, de acordo com a avaliação da Entidade Reguladora da Saúde no programa SINAS, a cirurgia de ambulatório foi praticamente abandonada em Estarreja. Com apenas um dia de funcionamento por semana e inativa durante as férias por falta de técnicos especializados, Diamantino Sabina não compreende os motivos apresentados pela direção do CHBV. José Abrantes Afonso, Presidente do CHBV, justifica com dados estatísticos a transferência de valências, dizendo que “apenas 10% das pessoas de Estarreja acediam à cirurgia de ambulatório.

O Presidente da Câmara de Estarreja assume ter sido “uma machadada ver retirado três dias da cirurgia do ambulatório por semana” ao Hospital de Estarreja, depois da avaliação que a unidade recebeu, mas garante que quer essa valência “salvaguardada no Plano Estratégico”.