Mais de 244 mil pessoas visitaram o Cine-Teatro de Estarreja

Público aumentou 4% na última temporada

Entre setembro de 2013 e julho de 2014, o número de espetadores do Cine-Teatro de Estarreja cresceu 4%, face ao mesmo período do ano anterior, num total de 24405 espetadores. A principal sala de espetáculos estarrejense termina mais uma temporada cultural, com o contador a chegar aos 244871 visitantes em 9 anos de contínua atividade.

quarta, 13 de agosto 2014

Rodrigo Leão, Luís de Matos, “Salto” de André Mesquita, estreia da Big Band Estarrejazz, “Class Enemy” de Nuno Cardoso, Mayra Andrade, “Ocidente” de Victor Hugo Pontes, “Multiplex” de Rui Horta, Mafalda Veiga, Glenn Miller Orchestra, A Naifa, The Legendary Tigerman, “A Noite” de José Saramago, Luís Represas e Ana Moura são alguns dos momentos que marcaram a última temporada no CTE, compreendida entre os meses de setembro de 2013 e julho de 2014. Acrescentam-se ainda espetáculos com envolvimento da comunidade como “Revelação”, de Jorge Andrade, “Tempo do Corpo”, de Sofia Silva, e “O Baile”, de Aldara Bizarro, sem esquecer a prestação do Grupo de Teatro Juvenil do CTE que venceu a edição de 2014 do PANOS, ao ser selecionado para o Festival PANOS, na Culturgest, com a peça “Os Anjos Tossem Assim” de Sandro William Junqueira.

Com este aumento de públicos, o CTE volta a recuperar a tendência crescente de visitantes que, nas análises por temporada, não se verificava desde 2011. Em termos absolutos, de setembro de 2013 a julho de 2014 o CTE recebeu 24405 espetadores (média de 104 espetadores por evento), distribuídos por 53 sessões de cinema, 22 espetáculos de artes performativas, 69 concertos, somando-se 14 eventos no bar e 221 no auditório.

Aumento de 30% no público de cinema

Na última temporada, o cartaz de cinema do CTE conseguiu atrair mais 30% de espetadores, comparando com o período homólogo anterior (setembro de 2012 a julho 2013). Foram promovidas 53 sessões de cinema que receberam 1916 espetadores. Nos últimos meses, o cinema ganhou uma nova dimensão no equipamento cultural estarrejense, classificado como Imóvel de Interesse Municipal. A introdução do ciclo Quintas de Cinema, em parceria com o Cine-Clube de Avanca, dedicado ao cinema de autor e às produções europeias, e o regresso do Cinema Infantil aos primeiros domingos de cada mês, revelaram ser apostas muito bem aceites pelos aficionados da sétima arte.

Estarrejazz’13 com mais espetadores por concerto

Outra aposta ganha foi a 8ª edição do Estarrejazz que em 2013 deu um grande passo na sua vertente formativa com a estreia da Big Band Estarrejazz, criada na edição anterior do festival. Em termos médios, estiveram mais espetadores por concerto na edição de 2013 (média de 107 espetadores) do que na edição de 2012 (média de 105). Outra novidade do Estarrejazz 2013 foi o Afterhours fora de portas, numa invasão da cidade ao ritmo do jazz que movimentou centenas de apreciadores e curiosos.

As mulheres vão mais ao Cine-Teatro de Estarreja

De acordo com o novo inquérito de públicos e satisfação implementado pelo Cine-Teatro de Estarreja, ao qual responderam 135 pessoas, as mulheres (63%) com mais de 50 anos e habilitações académicas de nível superior são quem mais visita o equipamento e usufrui da sua oferta cultural. 46% dos espetadores não reside no Município de Estarreja e 79% já assistiu mais do que uma vez a espetáculos no CTE. Mais de um terço do público tem idade superior a 50 anos, 17% trabalha na área “Economico-Empresarial” e 14% em “Educação, Ensino, Formação”.

Os inquiridos destacam a limpeza do espaço, estando “muito satisfeitos” com o serviço. A mesma avaliação teve a organização dos espetáculos, com 60% de respostas “muito satisfeitas”. O horário dos espetáculos e a relação preço/qualidade são apontados como fatores de preferência já que 59% do público classificou com nota máxima. A programação cultural do equipamento agrada ao público do CTE, com 76% a avaliar de forma muito positiva as propostas de cada trimestre.