Instituições vivem “Natal sem Idade”

Uma visita, um gesto, uma palavra, um carinho… É quanto baste para fazer alguém feliz, em especial os utentes das instituições de 3ª Idade. A Câmara Municipal de Estarreja promoveu a iniciativa “Natal Sem Idade” nas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nos dias 15 e 16 de dezembro.

sexta, 19 de dezembro 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja voltou a vivenciar a alegria dos idosos quando lhes é dedicada um pouco de atenção. “É sempre uma experiência profundamente enriquecedora e comovente. Gosto muito de olhar nos olhos dos mais velhos e sentir o agradecimento nos seus sorrisos”, afirma Diamantino Sabina.

Este ano, a tradicional visita natalícia do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja às instituições teve um brilho especial, a apresentação de pequenos cantores recebidos com grande alegria e emoção pelo público mais velho. “Eles gostam muito de nos receber e este ano mais ainda, graças ao requinte musical que lhes quisemos oferecer”, referindo-se à presença de alunos do 1º ciclo das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó que cantarem temas de natal, nas instituições de cada freguesia.

“Alegre por natureza”, Corina Pereira, de 94 anos, utente do Centro Paroquial de Avanca, estava contente por ter recebido a visita das crianças e do Presidente. “Gostei muito deles, estavam muito bem ensaiado e muito lindos. É importante a visita dele (Presidente), havia de vir mais vezes”, afirmou entre sorrisos, acrescentando que “tudo ajuda a alegrar e a passar o tempo, é muito bom”.

Maria Miguel, 9 anos, da Escola do Mato, estava feliz por se apresentar no lar que algumas crianças já conheciam. “Correu muito bem, gostei. Penso que eles gostaram. Não é todos os dias que eles recebem assim meninos”.

Após a ronda aos 11 equipamentos concelhios, Diamantino Sabina, acrescentava que “também me conforta saber que estes idosos são acarinhados e muito bem cuidados. Temos IPSS de excelência neste nosso Município”. Desde 2002, a visita do Presidente da Câmara Municipal é aguardada com grande expetativa nas IPSS. Com a sua presença o autarca valoriza os utentes e sublinha o papel dos profissionais. Mais uma vez, Diamantino Sabina entregou uma lembrança aos idosos, feita pelos alunos da Cerciesta.

Este ano, o ciclo de visitas às 11 instituições concelhias envolveu um total de 649 utentes integrados nas valências de lar/ internamento (265), centro de dia (140), centro de convívio (25) e apoio domiciliário (188) e cuidados continuados (31).