“Gentes da Nossa Terra” sobre Edgard Panão

quinta, 22 de janeiro 2015

A Câmara Municipal de Estarreja promove a palestra “Gentes da Nossa Terra…” sobre Edgard Panão, antigo autarca estarrejense e escritor. A sessão realiza-se esta sexta-feira, dia 23, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, e terá intervenções de Maria de Lurdes Breu e Dario de Matos. A iniciativa está inserida nas comemorações do 10º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

A sessão inclui ainda a apresentação do mais recente livro de Edgard Panão, "Campos de Sombras". Rosa do Céu Amorim (professora, escritora e poetisa) apresentará a obra. Sobre este primeiro livro de poesia de Edgard Panão, escreve Rosa do Céu Amorim no Prefácio: “[...] Sempre o conheci como autor de belas prosas. Por isso me apetece já perguntar por onde e porquê se terá escondido, até agora, grande poeta, o autor destes belíssimos poemas, com estilos tão variados e com mensagens tão profundas e inquietantes, revelando tanta arte e tanto saber? O seu fino humor desarma o leitor mais sisudo (...). Ao ler Campos de Sombras, o leitor vai concordar comigo. Edgard Panão é poeta sempre: enquanto escreve, enquanto sonha, enquanto pensa, enquanto estuda, enquanto trabalha...enquanto vive. [...]"

Edgard Panão é natural da freguesia de S. Miguel, concelho de Penela, distrito de Coimbra, tendo sido vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Para além de professor de Filosofia e História em vários liceus do país, foi diretor e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro, diretor e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (atual Kuito) Angola e ainda responsável pelos Serviços de Educação em Díli.

Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam:

«O Moleiro Inteligente» (2000)
«A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo» (2002)
«Covseiro de Myranda» (2006),
«Cartas a Ana de Leonardo» (2007),
«Os Trautos de Miranda» (2008),
«Comentário - O outro lado da coisa» (2009),
«Os convencidos da Vida» (2010),
«O Tombo da República-Ensaio sobre o período inicial do novo regime político (1910-1926)»(2011),
«Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo»de Belisário Pimenta (2012)
«O Bulário da Casa Grande» 2013,
«Campos de Sombra» 2014.
Os nove últimos livros com a chancela das Edições MinervaCoimbra.