Estarreja acordou com nova imagem

A Câmara Municipal apresentou a nova imagem gráfica do município. Concebida por Paulo Passos, o designer procurou reunir na marca as muitas identidades que caracterizam o concelho.

quinta, 29 de janeiro 2015

A sessão de apresentação, que decorreu na segunda-feira, dia 26 de janeiro, no Cine-Teatro Municipal, contou com a presença de quase uma centena de pessoas que conheceram em primeira mão a nova imagem institucional do Município de Estarreja. “Uma imagem ao nível do nosso Município” que “perspetiva bem quem somos, o que queremos, o que fomos e continuaremos a ser”, referiu Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na abertura da sessão, antes de ser desvendada a nova marca. O autarca afirmou que esta mudança precisava de acontecer: “Tenho novas intenções para Estarreja, isso merecia uma nova imagem institucional e aproveitamos este 10º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade para a lançar.”

Dia 27 de janeiro, Estarreja acordou com um novo desenho, novas cores, nova imagem, nova força. A página institucional do município também apresenta uma nova linha gráfica, adequada à nova imagem, com algumas funcionalidades em construção e outras ainda a receber melhoramentos durante os próximos dias.

O que é Estarreja?

“Uma vastidão” de identidades que Paulo Passos, designer responsável pelo atual rosto do Município, não conseguia extrair do logótipo anterior, implementado há 12 anos. Para chegar à nova imagem o designer gráfico, natural de Vila Nova da Barquinha, trabalhou durante meio ano com o objetivo de absorver as identidades de Estarreja “através das memórias coletivas”, estudando o território e conversando com as pessoas. “Estarreja é sempre mais qualquer coisa”, conclui Paulo Passos, mas acima de tudo “é terra, é ria, é carnaval, é indústria, é conhecimento, é desporto, é arte, é um Nobel, é vida.” A fita, “elemento que vamos começar a ver em Estarreja”, de acordo com o autor, foi o elemento que Paulo Passos encontrou para ligar cada um dos conceitos inerentes a Estarreja. “A fita encontra-se no Carnaval, a fita encontra-se no desporto, em todo o movimento” do concelho, explica o barquinhense.

Nas declarações que prestou aos jornalistas, no final da sessão pública de apresentação da nova imagem institucional do Município, Paulo Passos desvendou uma outra fase do processo de criação da logomarca: “Andei muito tempo com um ‘E’ desenhado numa folha, porque a ideia do ‘Estarreja É…’ pareceu-me óbvia desde início. Mas não foi com a caneta que lá cheguei, foi com um X-ato. Comecei a brincar com o ‘E’ até que comecei a elevar a folha, o que ficava cortado do ‘E’, e foi aí que me surgiu a ideia da fita do Carnaval, da qual não se pode fugir.”

“Faz-nos sentir bem”

A curiosidade moveu os estarrejenses ao Cine-Teatro de Estarreja para conhecerem a nova imagem do concelho. As opiniões são muito positivas e mostram que esta alteração era ansiada por muitos. “Achei interessante o resultado final. O primeiro impacto foi gostar, mas com a explicação consegui ler, ver o que está por detrás. No cômputo geral, acho que está bem conseguido.” Esta foi a opinião de António, de 72 anos, acerca da nova imagem do Município. Por sua vez, Rodrigo, de 10 anos, acha que o novo logotipo “é mais moderno”, mas ainda se identifica mais com a imagem anterior. Daniela, de 38 anos, também não conseguiu associar o novo desenho ao Município: “É diferente, ainda não tenho opinião”, disse a estarrejense. Já Marcelino, de 69 anos, ficou agradado com o trabalho de Paulo Passos. “É bonito, é agradável e faz-nos sentir bem em Estarreja.” Outro aspeto positivo que Marcelino extrai desta nova imagem, lançada no dia em que Estarreja celebrou 10 anos de cidade, é que “a terra está a crescer, está com bastantes valias” e esta marca pretende espelhá-las.

Registo aéreo do Município na Casa Municipal da Cultura

À cerimónia de apresentação da nova imagem institucional, seguiu-se a inauguração da exposição “Linha d’Água”, na Casa Municipal da Cultura. Dentro das comemorações dos 10 anos da Elevação de Estarreja a Cidade e já com a nova marca, esta exposição, concebida por uma equipa multidisciplinar da autarquia, no âmbito do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, faz uma retrospetiva da cidade e do município na última década, não deixando de espreitar para o futuro, numa perspetiva multimédia e multissensorial.

A exposição viaja por três espaços no interior da Casa Municipal da Cultura. Além dos painéis com conteúdos mais informativos, quer ao nível demográfico como das grandes áreas que marcaram o desenvolvimento do concelho, “Linha d’Água” apresenta ainda conteúdo audiovisual, com uma ala onde se escutam depoimentos de moradores e visitantes acerca de Estarreja, completando a expressão “Estarreja é…”, e ainda um vídeo com o Município e os seus maiores pontos de interesse vistos pelo “olhar” de um drone, que durante vários dias sobrevoou o território municipal. O filme, de autoria de Pedro Leite, estarrejense e proprietário do equipamento, integra o percurso da visita à exposição “Linha d’Água”, podendo ser visto confortavelmente, e  faz o registo aéreo do Município de Estarreja nos dias de hoje.

Pedro Leite, apaixonado por estas tecnologias, mostrou-se agradado com o efeito final: "Gosto bastante do resultado. Tem um especial gosto, também por eu ser alguém da terra." Foram “bastantes horas” de trabalho para alcançar “ângulos e perspetivas que não estamos habituados a ver. Dá efeitos fantásticos, imagens fabulosas, alguns pormenores, perspetivas gerais de ambientes que conhecemos porque vamos visitando, mas se nos derem umas asas vemos de outra maneira."