Estarreja e Noia reatam relações

Geminação com o município do norte de Espanha

Com um acordo de geminação estabelecido em finais dos anos 80, os municípios de Estarreja e Noia decidiram retomar o pacto institucional com o propósito de partilhar conhecimento e como meio de intercâmbio e de cooperação.

segunda, 02 de fevereiro 2015

O Alcaide do município de Noia, na Galiza, Rafael García Guerrero, foi recebido, no passado dia 20 de janeiro, em Estarreja pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina.

Partilhando experiências em vários domínios, a delegação espanhola visitou o projeto ambiental BioRia, a Casa Museu Egas Moniz, a Biblioteca Municipal e o Cine-Teatro de Estarreja. Rafael García Guerrero manifestou o desejo de “recuperar as relações iniciadas nos anos 80” e promover o “intercâmbio cultural e social” dos dois municípios. O alcaide quer ver “a cultura de Noia em Estarreja” e acrescenta que “Estarreja pode vir a Noia”, sugerindo o intercâmbio entre grupos culturais e a aproximação entre os cineteatros municipais.

Também o património natural de Estarreja surpreendeu os espanhóis, sendo outra área de interesse a explorar “porque também temos um esteiro protegido e a presença de aves”, afirmou Rafael Guerrero.

Na mesma linha, Diamantino Sabina mostrou-se satisfeito com a visita do representante do município irmão. O autarca estarrejense encara o acordo de geminação como uma oportunidade de aprendizagem mútua, partindo da premissa que da amizade entre os povos nascem valores quem contribuem para o seu desenvolvimento cultural e social.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, “o intercâmbio social e de culturas é fundamental para crescermos como sociedade. Nunca sabemos tudo e a troca de experiências ajuda muito à nossa orientação. Assim tem sido com as demais cidades geminadas com Estarreja. Assim tem que ser, porque deixado de parte já há anos demais, com esta cidade galega de Noia.”

Recorde-se que entre os anos de 1987 e 1988, as figuras do Poeta Castelao e do Professor Egas Moniz foram motivo de justa homenagem e de ações que perpetuaram os seus nomes no tempo. O poeta galego dá nome a uma rua do concelho estarrejense, assim como o único Nobel da Medicina português está representando numa rua de Noia.

O município espanhol de Noia situa-se na província da Corunha, Galiza, e tem uma população de cerca de 15 mil habitantes.