PACOPAR recebeu a comunidade política em Portas Abertas

As empresas químicas do PACOPAR receberam no último sábado cerca de 30 representantes políticos numa sessão de Portas Abertas, para dar a conhecer de perto o Complexo Químico de Estarreja (CQE) e estreitar laços com a comunidade política concelhia.

quarta, 03 de junho 2015

A iniciativa pretendeu também dar destaque aos procedimentos internos de segurança das fábricas, assim como à sua articulação com o Município de Estarreja em termos de resposta a emergência.  A ação constituiu ainda uma oportunidade para responder a dúvidas e recolher sugestões dos autarcas de modo a contribuírem para a melhoria da Atuação Responsável® das empresas do PACOPAR.

Entre os visitantes estavam políticos dos executivos e das assembleias das freguesias do concelho, deputados municipais, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o vereador João Alegria. O evento iniciou-se na Área Social e de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja, com apresentações sobre o PACOPAR, as empresas do CQE e o Plano de Emergência Externo de Estarreja (PEEE), seguidas de debate. Os convidados seguiram depois para uma visita às empresas Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal, onde puderam observar de perto a tecnologia aplicada pela indústria química para a manutenção da segurança das pessoas e proteção do meio ambiente, assim como os seus  sistemas e  meios de combate a emergência.

“Quisemos mostrar ao vivo que, se é certo que sem produção não existem empresas, no caso das indústrias como as do CQE, sem um avançado sistema tecnológico de segurança processual e rigorosos procedimentos de trabalho não pode sequer existir produção. É importante mostrar à comunidade política esse lado das empresas, que naturalmente passa despercebido quando se olha de fora para estas fábricas, e ainda transmitir a forte articulação que existe com o Município no combate à emergência. Estas Portas Abertas servem também para ouvirmos preocupações e sugestões dos nossos representantes políticos que, ao estarem próximos das populações, terão certamente uma visão privilegiada que poderá ajudar a melhorar continuamente a Atuação Responsável® das empresas do PACOPAR”, disse Pedro Gonçalves, diretor industrial da CIRES e responsável pelo Secretariado do PACOPAR.

A segurança, como uma prioridade do CQE e do município, assumiu assim um especial realce nestas Portas Abertas, com uma apresentação do novo PEEE, pelo seu diretor e presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. A nova versão revista do PEEE, que entrou em vigor no ano passado, estabelece as normas de organização e atuação das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade na área de segurança, para intervenção em situações de emergência que possam ocorrer no Município com origem no CQE, mas que extravasem o seu perímetro.

Durante a sessão, Diamantino Sabina explicou os moldes gerais de funcionamento do PEEE, quais os cenários de emergência previstos, as entidades intervenientes e sua organização, como se articula o município com as empresas do CQE e como se processa a informação à população em caso de necessidade. O presidente da autarquia frisou também o papel das Juntas de Freguesia na execução do Plano.

Durante as visitas às fábricas, os convidados puderam constatar no terreno os procedimentos e meios de comunicação permanente que as empresas mantêm com a proteção civil municipal. A segurança no CQE e no Município foi também tema de destaque na última edição da Revista PACOPAR, que pode ser consultada através do site www.pacopar.org.