Defesa da Floresta: Período crítico de 1 de julho a 30 de setembro

Começa esta quarta-feira a época crítica para incêndios florestais, devendo ser tomadas as medidas preventivas obrigatórias em defesa das florestas. No final do mês de abril a Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprovou o Plano Operacional Municipal para o ano 2015.

quarta, 01 de julho 2015

Conforme Portaria n.º 180/2015, publicada em Diário da República no passado dia 19 de junho, “no ano de 2015, o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, vigora de 1 de julho a 30 de setembro, e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.

Durante o período crítico há regras obrigatórias de conduta em espaços florestais e agrícolas. De 1 de julho a 30 de setembro, não é permitido fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários (salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de fagulhas); não é permitida a circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

É importante adotar atitudes preventivas e amigas das florestas. O lixo é para depositar sempre nos contentores e outra recomendação passa por levar comida já confecionada para piqueniques e que não necessite de ser aquecida.

Todas as medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais estão disponíveis para consulta no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, alterado pelos Decretos-Lei nº 15/2009 e 17/2009, de 14 de janeiro, 114/2011, de 30 de novembro, e 83/2014, de 23 de maio.

Aprovado Plano Operacional Municipal

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta aprovou no mês passado o Plano Operacional Municipal 2015. Este plano visa a definição da estratégia das forças envolvidas no concelho de Estarreja na primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós rescaldo de incêndios florestais, tendo como intuito a redução do número de ocorrências e da área ardida, bem como garantir maior rapidez no tempo de intervenção.

O Plano Operacional Municipal é um instrumento de trabalho que integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A Comissão de Defesa da Floresta de Estarreja é constituída por representantes da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Forças Armadas, GNR, Bombeiros Voluntários, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Florestal do Baixo Vouga e Cooperativa Agrícola de Estarreja.