AVANCA 2015: O mundo em Avanca de 22 a 26 de julho

A 19ª edição do AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia tem início no próximo dia 22 de julho e atrai os cinco continentes em torno da sétima arte. Este ano há mais países a participar, mantendo a exigência do festival: ter filmes que nunca passaram em solo nacional.

quinta, 09 de julho 2015

60 filmes em competição, 80 sessões de cinema, prémios em 5 categorias, 121 países envolvidos dos 5 continentes durante 5 dias intensivos de festival. É o AVANCA 2015, um “dos principais certames do país em termos cinematográficos”, afirmou Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na abertura da conferência de imprensa de apresentação do festival de cinema, que decorreu no passado dia 8 de julho na Casa-Museu Egas Moniz. Cinéfilo assumido, Diamantino Sabina congratula-se em nome do Município, como entidade coorganizadora do AVANCA, sublinhando que este “é um certame internacional com a participação dos mais diversos países e, este ano, ainda temos mais filmes do que nos anos anteriores com 2220 filmes submetidos, um número muito favorável”.

António Costa Valente também destacou essa “abrangência” do festival, referindo-se a ele como “uma rua com imensas janelas abertas, que temos de querer avançar”. Segundo o Presidente da Direção do Cine-Clube de Avanca (CCA) e “pai deste festival de cinema”, conforme classificou Diamantino Sabina, o AVANCA “não é só um festival, mas acima de tudo uma plataforma de produção de cinema aqui no concelho de Estarreja.

No final da apresentação à comunicação social, foi celebrado o Contrato-Programa entre o Município de Estarreja e o CCA, oficializando as duas entidades como coorganizadoras do festival. Além de disponibilizar meios logísticos e recursos humanos, o Município de Estarreja comparticipa com um apoio financeiro de 25 mil€. “Sinal deste trabalho corporativo, esforço e investimento”, explicou João Alegria, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja. O autarca vê esta parceria como “grande exemplo do trabalho conjunto para levar avante um evento marcante no panorama cinematográfico do país”.

Avanca no mundo

Países como México, Brasil, EUA, Austrália, Rússia, Croácia, Itália, Reino Unido, Irão, Japão estarão representados na 19ª edição do AVANCA quer com filmes como na orientação de workshops. O AVANCA é um festival de cinema internacional que se está a internacionalizar, nomeadamente com as extensões que conseguiu este ano. A primeira em Madrid, dia 15 de julho, que funcionará como prólogo da edição deste ano do festival, e depois no Brasil, a 5 de setembro, em S. Luis do Maranhão, com exibição dos melhores filmes e produções do CCA e do Município de Estarreja. “O festival de cinema de Avanca está cada vez mais um festival do mundo”, rematou Costa Valente.

171 comunicações debatem a sétima arte

O AVANCA não são só filmes e workshops. Desde 2010, o festival promove as Conferências AVANCA | CINEMA, reunindo investigadores cujos trabalhos incidem sobre o cinema e as suas relações com a arte, a comunicação e a tecnologia. Ao longo dos 5 dias do festival decorre a 6ª edição das conferências, na EB 23 Prof. Dr. Egas Moniz, em Avanca, este ano com 171 comunicações de países como o Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Irão, Itália, Rússia, Canadá, Finlândia, Grécia, Polónia, Uruguai, Argentina, Sérvia, Afeganistão, China, México, Israel e, claro, Portugal.

Ligação do cinema às artes plásticas

A festa do cinema vive-se em todo o Concelho. A partir de 22 de junho, a Casa Municipal da Cultura recebe uma exposição que liga o cinema à arte contemporânea. Proveniente do Brasil, esta exposição de artes plásticas vinca a ligação com outros países e espalha o festival AVANCA pelo território, concretizando o exercício de “alargar e envolver mais a comunidade neste evento”, tal como ambiciona João Alegria.