25 anos de resistente geminação

Os Municípios de Estarreja e La Riche continuam a reforçar os laços que os unem. As comemorações dos 25 anos de geminação culminaram com o ato simbólico de assinatura de um novo protocolo de amizade e novos projetos se avizinham. Antes, quatro destemidos estarrejenses decidiram partir para França numa viagem de moto.

sexta, 17 de julho 2015

Os “viajantes da geminação” percorreram 1614 kms ao longo de seis dias e utilizaram motos de distintas cilindradas, inclusive um modelo mais modesto que não excedia os 50kms/ hora. Paulo Gabriel, José Artur Pinho, Simplício Tavares e Pedro Leite foram os protagonistas desta aventura que muito surpreendeu os cidadãos da vila de La Riche, numa organização do grupo estarrejense e da autarquia.

No dia de chegada a La Riche, para além das entidades francesas do município francês e do Comité de Geminação, também o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Vereador da Cultura, João Alegria, estavam presentes na receção aos motociclistas. O autarca estarrejense realçou a grande resistência e vontade demonstradas por este grupo à semelhança do que tem caracterizado a geminação entre as duas terras.

Durante a visita oficial da delegação estarrejense, e tendo como convidado o Cônsul de Portugal em Tours, foi assinado o protocolo de amizade no dia 25 de junho, pelos Presidentes dos Municípios de Estarreja, Diamantino Sabina, e de La Riche, Wilfried Schwartz, que exerce igualmente funções de vice-presidente da comunidade regional Tour(s)plus que congrega 26 municípios e que a comitiva da edilidade estarrejense teve oportunidade de visitar.

Futuro assegurado com novos projetos

A relação entre os dois municípios está cada vez mais forte e os 25 anos de grande amizade vão ser honrados com mais ações. A Câmara Municipal endereçou o convite a La Riche para que visite Estarreja durante as celebrações do Carnaval em 2016. Na manga está ainda o aprofundamento institucional nas áreas da música, cultura e cinema, destacando-se a hipótese de extensão do Festival de Avanca em França.

A edição de um livro sobre a emigração portuguesa naquela região francesa nos últimos 50 anos, desenvolvido por um grupo de historiadores franceses, é outro projeto que vai unir as duas cidades graças à sua edição bilingue, assumindo a autarquia estarrejense a tradução para português.

Neste momento, a recente jornada em duas rodas a La Riche está presente no Átrio dos Paços do Concelho com a exposição dos motociclos que ligaram os dois municípios e de fotografias da viagem.