Exposição de “Presépios” na Casa Museu Marieta Solheiro Madureira

sexta, 11 de dezembro 2015

A Casa Museu Marieta Solheiro Madureira promove a exposição ”Presépios”. A mostra apresenta presépios, desde os mais tradicionais aos de cunho mais contemporâneo, representando diferentes sensibilidades artísticas, também em função dos materiais utilizados (cerâmica, tecido, madeira, cortiça, barro, etc.). O resultado é uma grande diversidade de cenários natalícios, contando com a colaboração de vários colecionadores particulares.

A exposição poderá ser apreciada este sábado, dia 12 de dezembro, entre as 13h30 e as 18h.
 

VISITE A CASA MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA

Edifício concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira, foi, após a morte de D. Marieta, o Dr. António Madureira que adaptou o edifício a casa - museu, transformando-o num “hino ao amor”.

Possui uma diversificada coleção de pintura, arte-sacra, mobiliário, cerâmica, prataria e objetos diversos. Destaca-se a pintura, com obras de: Rivera, Diogo Teixeira, Gregório Lopes, Didacus Calvert, Josefa de Óbidos, Carlos Reis, Martinez Rúbio e José de Guimarães, entre outros.

É um dos pontos fortes de interesse cultural da cidade de Estarreja e um obrigatório local de visita.

www.fundacaomadureira.com

 

O PATRONO

Assinala-se a 5 de dezembro (1912), o nascimento de António Madureira, que não sendo estarrejense aqui viveu cerca de 60 anos e deixou um legado ímpar, a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira, situada na cidade de Estarreja, e que dedicou à sua mulher.

Sendo natural de Silves, o Dr. Madureira fixou residência em Estarreja em 1936, quando foi nomeado Veterinário Municipal de Estarreja e Murtosa. Nestes dois concelhos se manteve por várias décadas, acumulando com os cargos de consultor da Nestlé e da fábrica de chocolates Favorita.

Fundou em 1947 uma sociedade agrícola na Quinta do Marinheiro, de Egas Moniz, com o objetivo de ser uma exploração pecuária e de comércio de bovinos leiteiros. Posteriormente, esteve envolvido no projeto de Egas Moniz de fazer nascer na Quinta do Marinheiro uma “vacaria modelo”, num plano de cooperação com a Nestlé.

O esboço biográfico do médico veterinário, da autoria de Delfim Bismarck, foi publicado na edição de 2012 da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja, em que António Madureira teve honras de capa nessa 6ª edição.

A Fundação Solheiro Madureira é administrada pelos municípios de Estarreja e Murtosa.