Estarreja tem a menor taxa de sinistralidade dos últimos 10 anos

Estarreja registou em 2014 a mais baixa taxa de sinistralidade rodoviária de sempre. O ano passado verificou-se a ocorrência de 88 acidentes com vítimas, um número inédito na análise aos últimos 10 anos e com um impacto positivo no número de vítimas, que também tem vindo a baixar.

terça, 29 de dezembro 2015

2014 regista a menor taxa de sinistralidade dos últimos dez anos com a ocorrência de 88 acidentes, verificando-se uma diminuição de 11% dos acidentes com vítimas em 2014, face ao ano de 2013. O número de vítimas também desceu, de 119 (1 vítima mortal, 6 feridos graves e 112 feridos ligeiros) em 2013, para 107 (1 vítima mortal, 2 feridos graves e 104 feridos ligeiros) em 2014, representando uma diminuição de 10%.

Entre 2005 e 2014, a média anual do número de acidentes é de 125, registando-se uma descida gradual da sinistralidade rodoviária e de vítimas. Desde 2012 o número de acidentes não supera os dois dígitos.

Estes dados são apresentados no relatório de sinistralidade rodoviária no concelho de Estarreja em 2014, da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, e que a Comissão Municipal de Trânsito (CMT) analisou.

Menos acidentes nas vias municipais

Salienta-se que 48 dos acidentes com vítimas ocorreram em arruamentos e estradas municipais (jurisdição municipal) tendo os restantes 40 ocorrido em autoestradas ou estradas nacionais. Ou seja, ocorreram em vias sob jurisdição municipal 54,5% dos acidentes com vítimas, o que também configura uma diminuição face ao ano anterior, em que as ocorrências deste tipo representaram 59%.

É durante o dia que ocorrem a maior parte dos acidentes (72,7%). As colisões representam 59% dos acidentes registados em 2014. 30,7% das ocorrências devem-se a despistes e os atropelamentos originaram 10% dos casos.

Em 2014 registaram-se 7 atropelamentos de peões (número que se mantém igual ao de 2013), sendo que dois deles aconteceram na Estrada Nacional 109 (em Avanca e em Fermelã), dois na Avenida 25 de Abril, no centro da cidade, e os restantes três na freguesia de Pardilhó.

A Comissão Municipal de Trânsito tem vindo a analisar um conjunto de medidas e alterações no sentido de melhorar as condições de segurança das pessoas, da fluidez do tráfego urbano e das condições de estacionamento de veículos.

A CMT é constituída por representantes da Câmara Municipal, Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana e Associação Empresarial SEMA. É seu desígnio grupo privilegiar o contacto com os moradores, comerciantes e entidades antes da tomada de decisões finais, que lhes digam respeito diretamente, fazendo com que esses agentes façam parte da solução. Os Munícipes podem contactar com a CMT e expor os seus comentários, ideias, sugestões ou críticas.