O Plano Educativo é decisivo para o futuro do Município

Fase de consulta pública em curso até 25 de março

sexta, 04 de março 2016

"Um plano para o futuro do concelho de Estarreja”. É desta forma que o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, se refere ao Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM), resultado de um processo aberto e dinâmico ao qual a comunidade foi chamada a participar e que pretende ser uma ferramenta acessível a todos e um referencial na intervenção dos agentes educativos. Antes de ser submetido à discussão pública, o documento foi apresentado numa sessão que decorreu na quarta-feira à tarde no Cine-Teatro.

Integrado numa estratégia de afirmação de identidade dos territórios educativos e assumindo-se como instrumento inspirador e catalisador da ação educativa, o PEEM de Estarreja visa desenvolver uma cultura de reflexão e interação em Educação; desenvolver o papel de ator responsável e interveniente na comunidade educativa; racionalizar os recursos educativos existentes e promover um envolvimento cooperativo entre instituições.

O Vereador da Educação, João Alegria, defende a construção de um plano que defina linhas de ação para os próximos anos e que consolide o desenvolvimento da educação no Concelho, pretendendo-se “trabalhar práticas para alcançar os resultados finais, ter melhores qualificações, melhores resultados, respondendo melhor às necessidades do mercado de trabalho, das nossas famílias e dos nossos alunos, exigir práticas diferentes na própria organização do sistema e articulação e envolvência da rede de parceiros”.

Um dos processos mais participativos de sempre

O diagnóstico à realidade local implicou a auscultação de dezenas de parceiros e outras entidades, bem como dos Munícipes, transformando este num dos processos “mais participativos em termos de envolvimento das instituições e cidadãos”, sublinha João Alegria. Deu-se voz ativa às pessoas de forma a enriquecer e dar corpo à caraterização da realidade da Educação no concelho, base imprescindível para a programação de ações futuras.

Essa reflexão sobre a Educação em Estarreja resultou na criação de um plano de ação com definição de linhas de orientação e objetivos ancorados em três eixos estratégicos: Promoção do Sucesso Educativo, Articulação entre Instituições Educativas e Sociais do Concelho, Articulação entre as Necessidades Empresariais e a Oferta Formativa do Concelho.

Reforçar medidas de apoio ao estudo, agir preventivamente no insucesso escolar, diminuir a taxa de retenção, garantir condições de segurança, harmonizar a oferta formativa concelhia, adequando-a às necessidades formativas aos setores económicos e mercado de trabalho, promover o empreendedorismo são alguns dos objetivos definidos no plano.

Conciliar a formação com as necessidades das empresas

Reforçando que todos os intervenientes estão a contribuir para “o sucesso da nossa Educação”, ao assumirem coletivamente um projeto de âmbito concelhio, Diamantino Sabina debruçou-se sobre o eixo estratégico mais ligado ao desenvolvimento económico. Considera que “a formação profissional deverá ter um pendor de relevo muito importante neste plano. Temos um défice muito grande de pessoas formadas de nível intermédio.” Sendo o ensino profissional “muito importante, estratégico e estrutural para o crescimento das empresas”, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja garante que Estarreja dará a sua contribuição para “equilibrar a oferta e a procura” e desta maneira “servir melhor as empresas do país e as empresas que se querem instalar em Estarreja” e promover o emprego jovem.

Consulta pública até 25 de março

Definidas as linhas orientadoras do PEEM, a Câmara Municipal irá submeter o PEEM a um período de discussão pública que decorrerá ate 25 de março. “Houve três momentos em que o plano foi devolvido à participação pública. Este é o momento final para depois levar à aprovação pelos órgãos competentes”, especifica João Alegria, esperando receber “contributos que melhorem o documento para depois o finalizarmos e conclui-lo até ao final de maio”, a tempo de entrar em vigor no próximo ano letivo.

Os contributos podem ser enviados para o email cmeducacao@cm-estarreja.pt

Mais informações sobre a consulta pública | Versão do PEEM no Issuu