Câmara apoia aquisição de instrumentos musicais

Uma aposta na formação dos jovens músicos

quinta, 04 de maio 2017


Na Banda Visconde de Salreu, o apoio da Câmara Municipal de Estarreja para aquisição de instrumentos musicais vai permitir a reforma de “instrumentos que já têm muitos anos e estão cansados de ser reparados”, disse Raquel Jesus, Presidente da Direção da Coletividade, no final da assinatura dos protocolos de cooperação. 

Valorizando e qualificando as instituições que se dedicam ao ensino da música, a Câmara Municipal de Estarreja formalizou protocolos de colaboração financeira com as três Bandas Filarmónicas do Concelho - Banda Bingre Canelense, Banda Visconde de Salreu e Banda do Club Pardilhoense - e com a Orquestra do Clube Cultural e Desportivo de Veiros, na última sexta-feira, dia 28 de abril. Desta vez, o apoio é exclusivamente destinado à aquisição de instrumentos musicais. O apoio financeiro global às quatro coletividades totaliza os 120 mil euros para os próximos três anos. 

Conforme explicou o Vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria, “temos tido ao longo dos anos um programa de apoio aos agentes culturais mas quisemos ir mais além”, premiando o “trabalho excelente” não só de “ocupação e formação dos mais novos”, como também ao nível de “produção e execução musical”. Os protocolos assinados preveem um apoio de 10 mil euros por ano durante os próximos 3 anos destinados à aquisição de instrumentos musicais. “Somos um concelho de grandes músicos e queremos qualificar ainda mais e ajudar nesse trabalho único”, afirmou.

Focando o papel fundamental destas instituições na “produção de músicos no nosso concelho”, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, referiu que as bandas e a orquestra são “autênticas incubadoras de músicos” e Estarreja tem sido excecional na exportação de talento e de excelentes músicos que hoje integram orquestras de renome europeu e mundial, tal como na conceituada Orquestra de Berlim. 

A “produtividade musical e a exportação de músicos” são alguns dos motivos que fundamentam a criação em Estarreja de um Polo do Conservatório de Música de Aveiro para o ensino articulado da música, fez notar Diamantino Sabina. “Um sonho tornado realidade”, conforme afirmou João Alegria e que também adveio da “necessidade diagnosticada no Plano Estratégico Educativo Municipal que estabeleceu como prioridade ter uma resposta ao nível do ensino articulado da música”. 


Instituições aplaudem a medida municipal

Com esta medida, a Câmara Municipal pretende fornecer recursos financeiros às coletividades para que possam diversificar a oferta formativa e alavancar o desenvolvimento de um trabalho artístico de qualidade. 

“Os instrumentos constituem uma parte significativa do património da instituição e o apoio será de grande importância para colmatar algumas lacunas que existam e formar músicos em novas áreas”, afirmou a representante da Banda Bingre Canelense, Ana Paula Almeida. 

Para o Presidente da Banda do Club Pardilhoense, Manuel Ramos, “a atividade exercida pelas bandas justifica esse apoio”, valorizando “a ação social das bandas, para além da parte artística”.

Os instrumentos são muito dispendiosos e por isso “temos grandes dificuldades em fazer essa aquisição”, disse Randolfo Santos, Presidente do CCD Veiros, para quem o apoio é “muito importante”.

Também para a Banda Visconde de Salreu, o “apoio vai de encontro às nossas necessidades. Temos a escola de música a crescer e os instrumentos são um grande encargo para a banda”, explicou Raquel Jesus. Na opinião da Presidente da Direção, esta é “uma grande aposta da parte da Câmara na formação dos nossos jovens e na qualidade que possamos ter nas nossas instituições de música.”