Mostruário - Uma Espécie de Feira

Sexta, sábado e domingo na Biblioteca Municipal

quinta, 14 de setembro 2017


O Mostruário dará uma nova vida à Biblioteca Municipal de Estarreja com muitas histórias, contos, sonhos e encantos, muitos riscos e rabiscos. Será uma espécie de feira temática, com a presença de editoras, artistas, escritores e galerias de arte com trabalho específico na área da ilustração, arte urbana e outras artes. Uma proposta inovadora que surge nesta 2ª edição do ESTAU - Estarreja Arte Urbana, com conversas, exposições, pintura mural, performance, música e workshop.

Biblioteca Municipal de Estarreja
15 a 17 setembro

horário _ 6ºfeira | 15h30 > 19h00 + 21h00 > 23h30
sábado | 10h30 > 13h00 + 15h00 > 20h00
domingo | 10h30 > 13h00 + 15h00 > 18h00

com presença de
A Avó Veio Trabalhar
Antunes Livreiros
Circus Network
Gigões e Anantes
Ó! Galeria
Viarco

 

CONVERSAS
Gonçalo Cadilhe 15 set 21h30
André da Loba 16 set 11h30 (ALTERADA PARA AS 18H)
Mariana Malhão 17 set 11h30
A Avó veio trabalhar Susana António 17 set 16h00

MÚSICA
Gobi Bear 15 set 22h30

PINTURA MURAL
Marta Monteiro Secção Infantil

EXPOSIÇÕES
A Casa do Senhor Malaparte, Mariana Rio
Rabiscos no Sítio Certo, Diogo Carvalho

PERFORMANCE/ ATELIER ITINERANTE
Atelier Ser 16 set 15h-19h + 17 set 10h-13h

WORKSHOP
Quantas Contas Contas? Mariana Malhão 17 set 15h-17h30

 

Programa completo

CONVERSA GONÇALO CADILHE PT
“De Portugal dos Pequeninos para o mundo em viagem com Gonçalo Cadilhe”
15 setembro | 21h30

Nasceu na Figueira da Foz, em 1968, onde continua a residir sempre que não se encontra em viagem por esse mundo fora. Licenciou-se em Gestão de Empresas e, depois de uma breve passagem pela rotina laboral na área da gestão, começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional em 1993. É autor de três documentários televisivos e vários livros de viagens. Em 2003-2004 deu uma volta ao mundo sem aviões, em 2007 deu outra seguindo a rota de Fernão de Magalhães e em 2008 outra ainda, seguindo as suas ondas de surf preferidas.


CONVERSA ANDRÉ DA LOBA PT
16 setembro | 18h00

André da Loba regressa a Estarreja para se mostrar no seu todo, para nos mostrar o que o inspira e como se inspira, para criar obras como a que nos deixou há meses pelo BioRia. 
André da Loba descreve-se como artista e poeta relutante. Nascido em Portugal, é um artista publicado e exposto, cujo trabalho recebeu aclamação internacional. Como ilustrador, animador, designer gráfico, escultor e educador, a combinação de curiosidade, experiência, conhecimento e desconhecimento de André serve o meio constante com o qual ele cria e inspira. Seu trabalho é um convite e um desafio para mudar o mundo, por maior ou menor que seja. 

CONVERSA MARIANA MALHÃO PT
17 setembro | 11h30

Mariana Margarida Malhão, natural de Coimbra. Licenciou-se recentemente (2016) em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Porto. Apesar deste curso, o seu trabalho pessoal foca-se no desenho e produção de objectos 3D tentando criar um paralelismo entre eles, representando um universo colorido e um imaginário para crianças e adultos. 

CONVERSA A AVÓ VEIO TRABALHAR por Susana António PT
17 setembro | 16h00

A Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que através da utilização dos lavores tradicionais e do design aumenta o poder de intervenção dos séniores na nossa sociedade.


WORKSHOP QUANTAS CONTAS CONTAS?
orientado por MARIANA MALHÃO PT
17 setembro | 15h00 > 17h30

público _ estudantes e não estudantes, dos 6 aos 80 anos (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respectiva autorização pelos encarregados de educação).

participação _ gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição obrigatória: http://bit.do/contascontas

O Mostruário irá apresentar-se por Estarreja com muitas histórias, muitos contos, muitos sonhos, e encantos, muitos riscos e rabiscos. Muitas (novas) cores e sons e como acreditamos que tudo isto é passível de ser transposto por e em contas, iremos trazer muitas também até cá. Para que miúdos e graúdos se deliciem com a desconstrução e reconstrução de todas as realidades e irrealidades, que todos os contos e contas podem conter! 


EXPOSIÇÃO A CASA DO SENHOR MALAPARTE de MARIANA RIO PT
Hall de entrada da Biblioteca

A colecção ‘casas com nome’ pretende reunir um conjunto de casas exemplares, arquitecturas paradigmáticas do século XX, revisitadas através de uma dimensão literária e imagética. Apesar de contarem histórias reais, os livros são habitados por casas que ganham vida própria: casas que são máquinas, casas que são sonhos, casas que são dentro e casas que são fora. Casas que são gente.  O 1º livro desta colecção _ A Casa do Senhor Malaparte _ conta a história de uma casa especial construída na ilha de Capri e das ligações desenhadas entre o arquitecto, o cliente, o mar e o horizonte:  

Mariana Rio é ilustradora e designer de comunicação. Licenciada pela FBAUP em design, mora e trabalha no Porto desde 2008.  O seu trabalho obteve reconhecimento pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, o Cj Picturebook Awards na Coreia e a revista americana 3x3, entre outros. 


EXPOSIÇÃO RABISCOS NO SÍTIO CERTO de DIOGO CARVALHO PT
Secção de Adultos da Biblioteca

Natural de Pardilhó (1979), faz parte do mundo da BD portuguesa desde o liceu, tendo vários trabalhos nesse campo em publicações como “Mutate & Survive", ”Terminal”, "Venham +5", "Celacanto", "Zona Nippon" e nos livros "Murmúrios da Profundezas" (vencedor de melhor fanzine nos Troféus Central Comics 2008) e "Voyager". A solo, fez o fanálbum "Cabo Connection" (nomeado para melhor fanzine nos Troféus Central Comics 2007) e a Graphic Novel "Obscurum Nocturnus" (nomeada para o Prémio Adamastor 2014). Em 2015 lançou o oneshot comic "Freelance" que recebeu o prémio melhor personagem Troféus Central Comics. Participou na primeira edição da antologia americana "Octal" e foi um dos autores em destaque no XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Recentemente integrou o colectivo de autores "The Lisbon Studio".  É professor do 1º ciclo do Ensino Básico, do 2º ciclo da disciplina de EVT e tem trabalhos realizados nas áreas de multimédia, TV, cinema, teatro e ilustração. Vive com a sua esposa e os seus filhos na vila da Torreira.


PINTURA MURAL MARTA MONTEIRO PT
Secção Infantil da Biblioteca

Após ter concluído a licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi docente e formadora durante vários anos.
Desde 2012 que se dedica quase exclusivamente à ilustração, trabalhando regularmente com o New York Times e a editora portuguesa Pato Lógico, entre outros. Recebeu prémios, pelo seu trabalho de ilustração, da Society of Illustrators, 3X3 Magazine e Communication Arts Magazine.
Recentemente participou na exposição colectiva e itinerante “Illustrators Exhibition 2017” organizada pela Feira de Bolonha e terminou a sua segunda curta-metragem de animação baseada no conto homónimo “A Sonolenta” de A. Tchekhov, cuja estreia teve lugar no Curtas Vila do Conde.

MUSICA GOBI BEAR PT
15 setembro | 22h30

Gobi Bear é um alter-ego, mais do que uma banda de um homem só. Deixa as cordas soar como querem e faz canções. Ao vivo, camufla-se no ambiente ou provoca-o com barulho. Sozinho, desliga-se do mundo para o recriar.

PERFORMANCE ATELIER SER PT
Praça Francisco Barbosa (frente à CME) + pelas ruas de Estarreja
16 setembro | 15h00 > 19H00
17 setembro | 10h00 > 13H00

Atelier SER é um movimento criativo de acção local e social que realiza iniciativas com um valor performativo, reclamando o espaço público e o direito à cidadania. Tem como desejo melhorar a sociedade como um todo e inspirar outras pessoas a encontrar os seus próprios meios de expressão. 

O artista social põe ao dispor a sua técnica para ajudar a melhorar e promover comunidades, criando um imaginário de crescimento espontâneo, explorando técnicas de artes visuais onde a serigrafia tem particular destaque. 

Esta ação apresenta-se como uma oficina (de serigrafia) itinerante, tendo uma bicicleta enquanto ferramenta de expressão e de encontro. A interacção e a partilha da técnica com os participantes/transeuntes é o ponto principal desta iniciativa. São criadas mensagens visuais que têm uma relação com o local e o global, com a população participante e com o ESTAU, incentivando um novo olhar e uma maior consciência social.
                

 

O Mostruário está inserido na programação do ESTAU - Estarreja Arte Urbana

Pintura mural, instalações, workshops, residências artísticas, exposições, conversas, filmes, música, dança, performance, visitas guiadas, passeio de barco moliceiro e o Mostruário - uma espécie de feira são as atividades que desenham a programação do evento. Apostando na diversificação, o ESTAU contará com a presença de diversos artistas nacionais e internacionais que, em residência artística, irão dar cor e vida à cidade, envolvendo toda a comunidade. O ESTAU é um iniciativa do Município de Estarreja, com curadoria da Mistaker.  

Consulte aqui o PROGRAMA ou faça o download

Roteiro ESTAU - Mapa das obras de arte urbana

Galeria de imagens da 1ª edição do ESTAU ©Miguel Oliveira | Vídeo ALVANÉU by André C. Santos

\ Páginas do evento nas redes sociais
https://www.facebook.com/estarrejaarteurbana | www.instagram.com/estau_estarrejaarteurbana

Promotor Câmara Municipal de Estarreja 
co-organização + curadoria Mistaker Maker
apoios institucionais Turismo Centro / Turismo de Portugal - Centro

patrocinadores Sotinco Salvador Caetano | Toyota

 

+ Info.: Câmara Municipal de Estarreja | T. +351 234 840 600 | E. comunicacao@cm-estarreja.pt | cm-estarreja.pt