Programa de Luta contra a Pobreza - Projecto Família

sexta, 09 de maio 2003

Em Março de 2002, a Câmara Municipal de Estarreja convidou a Misericórdia para na sua qualidade de parceira do Programa de Luta Contra a Pobreza, assumisse a gestão financeira do mesmo, de forma a garantir o desenvolvimento e articulação de todas as rubricas do Programa de Acção previsto para este ano. À excepção da rubrica habitação, que está incluída no programa para dar conclusão a situações do programa do ano anterior, a Misericórdia de Estarreja em parceria com a Câmara Municipal, promoveu iniciativas e actividades de carácter social e inovadoras reforçando a consciência das necessidades, dos recursos, e das oportunidades, com vantagens para o alargamento e aprofundamento deste Programa de Luta Contra a Pobreza. Privilegiando a intervenção no Bairro da Teixugueira onde é possível identificar toda uma série de graves problemas sociais: tráfico e consumo de droga, desemprego, absentismo e abandono escolar, entre outros, foram criadas respostas que permitissem combater o ciclo de auto-exclusão existente. Tais respostas integradas e globais vão desenvolvendo em simultâneo várias vertentes: - A vertente Formação / Educação – o Projecto “Saber Ser” da Misericórdia financiado pelo P.O.E.F.D.S., dirigido às mulheres mães, no sentido de potenciar, desenvolver e reforçar adequadamente as suas competências. - A vertente sócio-educativa – com sede num apartamento devoluto do Bairro da Teixugueira, criou-se um espaço pensado para os jovens dos dez aos quinzes anos, já apresentado em documento próprio. Ao serem criadas estas estruturas / respostas, implementou-se um movimento no Bairro da Teixugueira que levou ao desenvolvimento rápido de outras iniciativas que permitissem flexibilidade para que rapidamente se possam adaptar às necessidades das freguesias do Concelho. É o Projecto de Educação Itinerante, um Projecto único que acaba de tomar forma neste final de não. O total de despesas efectuadas e suportadas integralmente pelo orçamento do programa, incluindo pessoal, despesas correntes, aquisição de equipamento e despesas com o desenvolvimento das acções, foi de 200.454,72 (duzentos e cinquenta e quatro euros e setenta e dois cêntimos).