Estação Viva de Canelas reabre ao público

O Apeadeiro de Canelas, antiga estação do caminho de ferro, volta a abrir as portas à cultura e ao turismo. Depois de um interregno, a Estação Viva quer ser um espaço de intervenção cultural e turístico. A reabertura está marcada para o próximo sábado, 6 de abril, às 16h30, com a inauguração da exposição “Absit Lumen”, retratos de Bárbara Branco.

quinta, 04 de abril 2019

A gestão da Estação Viva é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Canelas. O objetivo é rentabilizar o apeadeiro desativado transformando-o num atelier para a realização de diversas atividades, oferecendo uma maior diversidade cultural ao concelho e em simultâneo, apoiar o turismo local e divulgar o BioRia.

Virada para o Baixo Vouga Lagunar, a Estação Viva será também uma plataforma de apoio ao BioRia, sendo um excelente ponto de encontro para os visitantes que queiram fazer os percursos pedestres e cicláveis, para além de ser possível o empréstimo de bicicletas municipais.

Estação Viva // Agenda Cultural Abril de 2019

Exposição “Absit Lumen” Retratos, de Bárbara Branco
INAUGURAÇÃO 6 de abril, sábado, às 16h30
até 13 de maio
Somos habitados pelos outros e pela sua memória como as pessoas habitam casas. Uma abordagem delicada à tentativa de compreender o que significa estar presente, que atmosferas reinam o interior dos outros, o que está por trás destes olhares que nunca se cruzam com o nosso.

Atelier de Expressão Criativa
Todas as Segundas-Feiras/ Das 18-20h
Atelier Criativo na Estação Viva em Canelas. Um espaço para desenvolver a criatividade e expressão através de várias atividades como pintura, desenho, ilustração e outras técnicas.

Sessões de Meditação
Todas as Quartas-Feiras/ Das 19-20h
A meditação é o enfoque da atenção no momento presente. Dirigimos a nossa atenção ao que está acontecer aqui e ao agora. Para estabelecermos esta conexão com o momento socorremo-nos da ligação que estabelecemos com o nosso corpo e respiração. Observamos a respiração e sentimos o corpo.
É na atitude de Atenção Plena que verificamos a grande diferença entre caminhar pela vida em “piloto automático” ou ser
consciente. Ao darmo-nos conta do que se está a passar em nós,
tornamo-nos conscientes desde onde estamos na vida, numa
atitude compassiva, isenta de crítica ou julgamento.

Estação Cinema
“O Homem da câmara de filmar”

Dia 25 de abril às 21h
Ano: 1929
Duração: 1h08min
Origem: Rússia
Realização: Dziga Vertov
Produção: Dziga Vertov
Representação do cinema do pensamento, surge como a primeira referência na discussão entre cinema ficcional e documental das imagens em movimento.