Plantar o Futuro é proteger a biodiversidade

quarta, 21 de agosto 2019

Depois do final da 1.ª edição em abril e de 2000 árvores plantadas em Estarreja, o projeto Plantar o Futuro voltou ao concelho, concretamente às Estufas Municipais na Quinta do Marinheiro em Avanca, para preparar a próxima plantação. Ao todo serão mais 2000 árvores, entre carvalhos-alvarinhos, freixos, salgueiros, choupos e amieiros que, chegando a setembro, serão adotadas pelos novos alunos da Universidade de Aveiro. Até lá, ficarão ao cuidado do nosso Município, que abraçou esta iniciativa desde o primeiro momento.

Foi precisamente em Estarreja que se começou a Plantar o Futuro. Na zona do BioRia, em Salreu, e no Eco Parque Empresarial, foram plantadas pela comunidade académica da Universidade de Aveiro cerca de 2000 árvores autóctones, entre carvalhos, sobreiros e amieiros. Estas árvores ajudarão a recuperar a Floresta Autóctone Portuguesa e a biodiversidade que dela depende. “Que este seja o ponto de partida para cada um de nós fazer mais pela nossa comunidade, pelo nosso país e pelo nosso planeta. Se cada um de nós plantar uma árvore, um dia conseguiremos ter uma floresta!”, é a esperança do projeto.

O Município de Estarreja tem, desde há vários anos, assumido o desafio da preservação do meio ambiente e da promoção da sustentabilidade. “O trabalho da autarquia nesta área tem integrado diversas dimensões, com destaque não só para o Projeto BioRia (e todas as ações a ele associadas que decorrem ao longo do ano), mas também para áreas diversas como a sustentabilidade na construção, a eficiência energética ou a eficiência hídrica. Tendo presente este “histórico”, era natural que nos associássemos de bom grado a este projeto, até porque, para além da componente ligada ao ambiente, integra também a dinâmica da participação cívica dos cidadãos (ou de associações por eles constituídas) nas políticas públicas que é dever das autarquias incentivar e valorizar”, comenta o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja, Adolfo Vidal.

O Plantar o Futuro é um projeto da Agora Aveiro - Associação para a Promoção da Cidadania Ativa, organizado em parceria com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Tem o apoio financeiro do IPDJ através do Voluntariado Jovem Natureza e Florestas e da União Europeia e Camões, I. P., no âmbito do projeto NOPLANETB - AMI.