Ano letivo 2019/2020: a autarquia investe mais de 715 mil euros na educação das crianças e jovens do concelho

A Câmara Municipal de Estarreja, sempre em articulação com os agrupamentos de escolas de Estarreja e de Pardilhó, continua a apostar na educação municipal com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, de suavizar os orçamentos das famílias e de contribuir para a valorização da escola pública. O investimento global é de 715 250,00€.

quinta, 31 de outubro 2019

Sendo a educação um dos pilares essenciais no desenvolvimento humano, a autarquia, através de diversas respostas e medidas de apoio às famílias, pretende construir uma verdadeira sociedade do conhecimento sem exclusões e criar oportunidades de acesso a Todos! Mais de 3370 alunos frequentam o ensino público no concelho, desde a educação pré-escolar ao ensino superior.

É disto exemplo as Atividades de Enriquecimento Escolar (AEC), a Componente de Apoio à Família (CAF), a Ação Social Escolar e alguns Projetos Inovadores.

AEC e CAF

O Município, como entidade promotora das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e da Componente de Apoio à Família (CAF) investe 109 mil euros, com o objetivo de consolidar o conceito de “Escola a Tempo Inteiro” de acordo com as necessidades e horários cada vez mais exigentes das famílias, e como fator fundamental de igualdade de oportunidades e de inclusão social. São reunidas as condições necessárias para que os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo se mantenham abertos, num mínimo de 8 horas diárias, e assegurem a oferta das AEC aos alunos interessados. Estão 338 alunos inscritos num programa que contempla atividades na área da expressão artística e desportiva e no ensino do xadrez e da música. Na CAF há 167 alunos inscritos que podem usufruir do Acolhimento e no Apoio ao Estudo.

Ação Social Escolar

Os apoios sociais que o Município de Estarreja disponibiliza revelam-se essenciais para reduzir os custos das famílias nas despesas escolares dos seus filhos e inclui medidas de comparticipação económica em diferentes domínios. Nas refeições escolares, a comparticipação aos 1220 alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo inscritos este ano letivo está definida de acordo com a Ação Social Escolar da seguinte maneira: a autarquia assume a totalidade das refeições no caso dos alunos que usufruem do escalão A (292 estudantes) e assume metade do valor para o escalão B (191 estudantes). O investimento é de 130 mil euros.

A autarquia assume também a oferta dos livros de fichas e de material escolar destinados aos alunos do 1.º ciclo tendo sido distribuído 923 vouchers para material escolar e 923 para livros de fichas. Aos estudantes do 2.º ciclo, o Município oferece o material escolar tendo sido distribuído 490 vouchers. Totalizando assim um apoio de 80 mil euros.

A atribuição e renovação de Bolsas de Estudo do Ensino Superior, criadas em 2009, é mais uma medida da Câmara Municipal, que passou a auxiliar na formação qualificada dos jovens mais desfavorecidos economicamente. Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa anual prevê a atribuição de 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125 €, consoante o escalão, durante um período de 10 meses, correspondente ao ano letivo. Foram solicitados 13 novos pedidos e 16 renovações totalizando um montante global de 24 750,00€.

Têm direito ao transporte escolar os alunos residentes no concelho e que se encontrem matriculados nas escolas de Estarreja. No decorrente ano letivo, a autarquia assume o transporte escolar de 104 alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo e comparticipa em 100% o transporte dos estudantes dos 2.º e 3.º ciclos e secundário. Por outro lado, comparticipa o transporte aos alunos que estudam fora do concelho, por não terem cá a sua área de estudo. O investimento associado chega aos 200 mil euros.

Projetos de ensino inovadores

Continuando uma aposta iniciada no ano anterior, o Município investe na aprendizagem do ensino do Mandarim para os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, num apoio financeiro de 30 mil€. Esta aposta tem já como resultado a abertura da oferta, como mais uma opção de língua estrangeira, do ensino do mandarim no 10.º ano de escolaridade, a lecionar por uma professora nativa, colocada pela República Popular da China.

Na área do ensino artístico no Pólo de Estarreja do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro continua o investimento no apetrechamento das condições de aprendizagem com a aquisição dos instrumentos musicais num valor de mais de 35 mil euros.

Prosseguindo a estratégia de qualificar os recursos humanos para o nosso mercado de trabalho entrou em funcionamento, neste ano letivo, o Curso Técnico Superior Profissional (CTEsP) “Sistemas Mecatrónicos e de Produção”, no Ciclo Criativo, em parceria com a Universidade de Aveiro/Escola Superior Aveiro Norte, num investimento inicial de 80 mil euros.

Porque o acesso e o sucesso escolar é um direito fundamental e cumprindo o desígnio de uma “Escola para Todos”, o Município de Estarreja promove, em colaboração estreita com os Agrupamentos, um trabalho de capacitação dos alunos em risco e de proximidades com as suas famílias, através do financiamento do Projeto “Empresários para a Inclusão Social” (EPIS), num valor anual de 26 500,00€.

Entre muitas outras ações desenvolvidas quer no âmbito do Programa Municipal de Educação, quer no apoio direto às Escolas, como por exemplo no apoio dos transportes para as visitas de estudo, o Município de Estarreja continua a trabalhar na promoção da qualidade e eficácia da ação educativa, na promoção de boas praticas educativas e na melhoria de resultados e qualidade do serviço prestado à comunidade Estarrejense.