Treino interempresas articula meios de prevenção e proteção civil

terça, 17 de dezembro 2019

Realizou-se na última quarta-feira, dia 11, um treino interempresas, de coordenação e articulação de meios de combate a situações de emergência química, e que envolveu cerca de 280 pessoas das seguintes entidades: CIRES, Bondalti, Câmara Municipal de Estarreja, Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), Bombeiros Voluntários de Estarreja e GNR.

Este treino, que simulou uma fuga de gás, realizou-se no Complexo Químico de Estarreja, nas instalações fabris da CIRES e da Bondalti, com o objetivo não só de garantir uma eficaz coordenação do Plano de Emergência Interno destas empresas e do Protocolo de Ajuda Mútua de Estarreja, como também a indispensável articulação com a Proteção Civil Municipal.

A realização deste treino surgiu na sequência do planeamento estratégico e articulado definido pelas entidades envolvidas, que estabelece, por um lado, o trabalho de implementação dos Planos de Emergência Internos das empresas. E, por outro lado, previne a articulação das mesmas com os agentes de proteção civil - Bombeiros Voluntários de Estarreja, Guarda Nacional Republicana, Serviço Municipal de Proteção Civil e Grupo de Prevenção de Riscos do PACOPAR.

Todo este trabalho preventivo vai ao encontro do cumprimento da Diretiva Seveso, a qual estabelece o regime de prevenção de acidentes graves.

Para além de ter acionado as respostas de articulação das várias entidades, o treino serviu para ativar e afinar formas de comunicação e procedimentos no terreno. Em reunião de avaliação, realizada no próprio dia, foram elencadas algumas sugestões de melhoria, as quais estão já a ser trabalhadas pelos vários intervenientes, com vista a melhorar a eficácia e capacidade de resposta a uma situação real.

Este tipo de ações fortalece e capacita de maior resiliência as equipas de prevenção e socorro, em prol de uma sociedade mais segura.