Fernando Daniel em Estarreja para falar de redes sociais

440 alunos do Ensino Secundário de Estarreja debateram diversos tópicos relacionados com a utilização das Redes Sociais como a privacidade e identidade (a partilha de dados e a segurança), ciberdependência (excesso, o vício e a alienação), relações online (sexting), phishing, conteúdos multimédia e multiplataforma, entre outros.

quinta, 05 de março 2020


Fernando Daniel marcou presença, na passada terça-feira, dia 3, no Cine-Teatro de Estarreja com o projeto pedagógico “Enredœ”. A ação é promovida pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja, incluída no seu plano de atividades e enquadrada no âmbito do Dia da Internet Segura. Isabel Simões Pinto, presidente da CPCJ, explicou que a entidade decidiu “trazer este projeto até Estarreja com o objetivo de, e através de diferentes manifestações artísticas, dar a conhecer o que de bom as novas tecnologias da comunicação e da informação nos podem oferecer, mas também alertar os jovens para os perigos que podem estar por detrás de  um ecrã de um computar ou de um  telemóvel, de forma a que não se deixem “enredar na rede”. ”

Já a docente Manuela Afonso, realçou a importância da parceria com a CPCJ porque, apesar de “parecer repetitivo e os alunos acharem que dominam todos os temas das plataformas sociais, pensamos que este trabalho deve continuar pois ninguém está livre de sofrer cyberbullying, que apresenta efeitos negativos na saúde física e psicológica das vítimas.”

Com “Enredœ”, Fernando Daniel procura sensibilizar os mais jovens para a utilização das Redes Sociais, consciencializando-os e informando-os não apenas sobre os seus perigos, mas também sobre as suas potencialidades. Ao longo de mais de uma hora de conversa, o jovem músico estarrejense contou que “uso Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, e tenho uma linguagem diferente para cada rede social, mas tento ser genuíno para o público.” Frisou também que “devemos ter vários cuidados e lembrar-nos sempre que a internet é algo permanente - mesmo que tu apagues, há sempre alguém que pode fazer um print. Não nos podemos esquecer disso.”

Em Estarreja assistiram a esta sessão 440 alunos do ensino secundário, que tiveram oportunidade de explorar o conteúdo do projeto através da leitura, da música e do teatro. Para além das componentes literária e musical, o projeto contempla uma peça e uma performance teatral, que mais não são do que a adaptação das histórias do livro ao teatro. 

O livro integra na sua estrutura três histórias ficcionadas, mas com maior proximidade possível à realidade, sobre: “Uso Consciente das Redes Sociais”, “Perigos das Redes Sociais” e “Potencialidades das Redes Sociais”, e está disponível para consulta na Biblioteca Municipal e na Bibliotecas Escolares do concelho.

Fátima Alçada, psicóloga do Agrupamento de Escolas de Estarreja, marcou presença na sessão e não quis deixar de referir que “estas ações permitem aos jovens desenvolverem competências e adquirir conhecimentos fazendo com que estes se tornem mais competentes no que toca às escolhas relacionadas com o uso das novas tecnologias de comunicação.” Acrescentou ainda que “ter um dos seus pares, Fernando Daniel, a expor os cuidados a ter nas Redes Socias e as suas potencialidades, torna os alunos mais recetivos à mensagem, pois é estabelecida por alguém que é mais próximo e usa a mesma linguagem.”

As preocupações com o contexto online também são partilhadas pelos estudantes. Diogo Lagoeiro, aluno do 12.º ano, salientou que “esta atividade foi essencial para reforçar e relembrar que todos nós devemos ser cautelosos com o uso das Redes Sociais, para não sofrer as consequências terríveis que o mau uso dela pode provocar.”

Ações de sensibilização para promover a segurança na utilização da Internet

De 11 a 25 de março, também se falará de Internet Segura nas escolas do Agrupamento de Estarreja, com o intuito de alertar para os perigos que podem estar atrás de um computador, tablet ou smartphone, sabendo-se que estes meios expõem cada vez mais as crianças a riscos e cyberbullying.

As ações de sensibilização são promovidas pela CPCJ de Estarreja, em parceria com a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR, e dirigidas a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.