[COVID-19] Recolha de resíduos urbanos

Hoje, mais do que nunca, respeite as recomendações!

Em situação de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), há serviços essenciais que se mantêm e a Câmara Municipal de Estarreja garante a continuação de uma gestão de resíduos urbanos (RU) que vá de encontro às necessidades fundamentais da população, salvaguardando a proteção da saúde pública e dos trabalhadores.

sexta, 20 de março 2020

Face à Declaração de estado de emergência, e a adoção de medidas de isolamento social generalizado, são considerados serviços mínimos essenciais a recolha e tratamento de resíduos urbanos. Estarreja manterá os circuitos de recolha e a periocidade contratada para os resíduos indiferenciados e seletivos.

O prestador de serviços de recolha de RU, a empresa Luságua, apresentou ao Município de Estarreja o seu plano de contingência que - tendo como refererencial as recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR - define, entre outras, as seguintes medidas:

.   Desfasamento dos horários de início e fim de serviço de modo a reduzir o contacto entre os operacionais em espaços comuns (balneários, refeitórios, etc.);

.    Suspender, por tempo indeterminado as recolhas de monos (ao domicílio), evitando-se o contacto com a população;

.    Disponibilização de desinfetantes nas instalações de apoio e nas viaturas de recolha;

.   Reforço junto das equipas medidas básicas como lavagem das mãos com frequência, utilizar cumprimentos verbais, manter distanciamento social;

Este plano é aferido todos os dias entre o Município e a Luságua, no sentido de adaptação das medidas sempre necessárias para garantir o serviço essencial a prestar à população.

No cenário atual, é necessário apelar à população para o cumprimento de novas regras no manuseamento do lixo doméstico.

Preste atenção às seguintes recomendações em caso de suspeita ou confirmação de infeção por COVID-19:

. Gestão de resíduos produzidos nos domicílios e alojamentos locais
Na situação de se estar perante caso(s) suspeito(s) ou confirmado(s) de infeção por COVID-19 em tratamento no domicílio, todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2.º saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados.

. Gestão de resíduos produzidos em empresas, hotéis e outros alojamentos com elevada concentração de pessoas. Em empresas, hotéis e outros alojamentos, os resíduos produzidos pelo(s) cliente(s) e por quem lhe(s) tenha prestado assistência são equiparados a resíduos hospitalares de risco biológico (grupo III), devendo a sua gestão ser assegurada como tal, como até aqui. Ou seja, os resíduos devem ser acondicionados num primeiro saco plástico resistente, colocado em contentor com abertura não manual e com tampa. Quando o saco estiver cheio (enchimento máximo até 2/3 (dois terços) da sua capacidade), deve ser bem fechado, e depositado num 2.º saco. Os resíduos devem ser mantidos segregados (separados) e ser encaminhados para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico, sob responsabilidade do órgão de gestão da empresa e dos alojamentos.

Em caso de insuficiência de operacionais, proceder-se-á à recolha conjunta de RU - indiferenciados e seletivos - e será efetuada prioritariamente no Centro da Cidade e Centros Cívicos das Freguesias, locais onde as pessoas vivem mais em apartamentos e sem local, jardim ou quintal, para depositar ou enterrar os resíduos.

O Município apela à responsabilidade e ao civismo de todos os Munícipes, para que, de forma consciente, reduzam, sempre que possível, a produção de resíduos. E que, sobretudo, racionem tanto quanto possível o seu depósito nos contentores, evitando a deposição diária, a fim de evitar a acumulação de resíduos na via pública que pode comprometer a higiene e a saúde pública.

Assim, deverá tentar reduzir a produção de resíduos, acondicionar o lixo em sacos bem fechados, evitar a deposição diária nos contentores, separar as matérias recicláveis e colocá-las nos ecopontos e procurar um contentor que não esteja cheio, caso se depare com um já repleto.

Recolha de RU - Dicas à população:

_Agora que está em casa, possivelmente com tempo para arrumar, limpar jardins, não coloque nos contentores de RSU material indevido (ervas, relva, podas, ramos, cinzas, etc). O resultado dessas limpezas pode ser colocado num canto do seu jardim. Deixe espaço para o lixo doméstico, pois as recolhas podem diminuir de frequência, os cantoneiros também podem adoecer;
_Use os contentores para depositar os sacos de lixo, devidamente fechados, se necessário meter num segundo saco;
_ Não coloque lixo fora dos contentores;
_ Não deposite lixo ao balde, o lixo solto é um foco de insalubridade;
_ Não deposite lixo doméstico em qualquer canto, muito menos em papeleiras.

Este é um problema que a todos afeta e que a todos deve preocupar, pelo que apelamos ao contributo de todos para que o nosso concelho se mantenha o mais limpo possível.

Respeite as recomendações em nome da saúde pública e pela saúde dos cantoneiros que são trabalhadores essenciais e que, por todos nós, continuam a exercer a sua missão.