COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 09/04/2020

Segundo os dados que nos são fornecidos ao final do dia pela Delegação de Saúde de Estarreja, mantém-se o número de 69 casos de infeção no concelho, relativamente ao dia de ontem.

quinta, 09 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

. Total de casos 69 (dos quais 5 óbitos)
Distribuição por freguesias:
Avanca – 5 casos
Beduído e Veiros – 13 casos (dos quais 4 óbitos)
Canelas e Fermelã – 4 casos
Pardilhó – 44 casos (dos quais 1 óbito)
Salreu – 3 casos

ESCLARECIMENTO DA BONDALTI
Questionada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil sobre a emissão de um gás visível ontem ao final do dia, a Bondalti esclareceu que “pelas 18h20 a fábrica de acido nítrico parou intempestivamente o que origina uma baixa de rendimento do sistema de tratamento de gases e uma emissão pontual de óxidos de azoto. Esta é uma limitação até das melhores tecnologias existentes, que é o caso da existente na Bondalti, não sendo possível evitar esta situação. Durante alguns minutos há uma emissão destes poluentes, com forte impacto visual, mas não constitui risco para a saúde da população, nem para a segurança das instalações.”

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES DO CONCELHO
. Plano promovido pelo Município de Estarreja para testar 775 pessoas dos lares da terceira idade do concelho (542 utentes e 233 funcionários).
. Antes da rotatividade das equipas que prestam cuidados aos idosos, hoje foram realizados testes no Lar da Associação da Quinta do Rezende.

NOVAS MEDIDAS DE EMERGÊNCIA E APOIO ÀS FAMÍLIAS E ECONOMIA LOCAL
O Presidente da Câmara Municipal apresentou na Reunião de Câmara realizada esta manhã um novo pacote de medidas para apoiar famílias e empresas. O investimento municipal com o conjunto de medidas tomadas para dar resposta à crise de saúde e económica será superior a 700 mil €, acrescendo ainda um alívio da carga fiscal, uma vez que a autarquia abrirá mão da totalidade da coleta do IRS, deixando do lado das famílias um valor global de 1M€ em 2021.

ÁREA DE APOIO DE RETAGUARDA NÃO COVID-19 OPERACIONAL
Para utilização imediata, caso a evolução da situação pandémica assim o exija. A Área de Apoio de Retaguarda, que o Município de Estarreja montou no Ginásio da Escola Padre Donaciano (investimento de 30 mil euros), disponibiliza 24 camas para responder à eventual necessidade de isolamento profilático de utentes de IPSS, bem como de Munícipes que não tenham condições para tal nas suas casas. Mas a resposta local chega às 90 camas numa ação em articulação com o Hotel Tulip Inn.

LIMITES À CIRCULAÇÃO
- É tempo de Páscoa, mas o vírus não vai de fim de semana!
Atenção à limitação de circulação no período da Páscoa - desde as 00h00 desta quinta-feira, dia 9 de abril, e até às 24h00 do dia 13 de abril -, período no qual os cidadãos não podem circular para fora do concelho de residência habitual. As exceções estão previstas no Decreto do Estado de Emergência
+ info

Ajude a travar a COVID-19! Seja um Agente de Saúde Pública.
www.cm-estarreja.pt/covid19