Abril continua a ser o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Cada um de nós tem a responsabilidade de proteger as nossas crianças e jovens. E, por isso, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja assinala todos os anos, em abril, o mês da prevenção dos maus-tratos na infância.

segunda, 20 de abril 2020

Por força do estado de emergência decretado no país, o conjunto de iniciativas previstas para assinalar o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, tendo como mote o slogan “Serei o que me deres... que seja amor”, foram canceladas mas a mensagem persiste.

Laço azul humano na Marcha 25 de Abril ficará para o ano

O Dia da Liberdade, representativo dos valores da igualdade, da fraternidade e justiça, tal como nos anos anteriores, tinha sido o dia escolhido para a execução de um laço azul humano. Esta ação não se concretizará, mas a CPCJ não deixa de marcar esta efeméride, com o objetivo de lembrar que as crianças têm direitos e que a sociedade tem responsabilidade na sua defesa.

Isabel Simões Pinto explica que “as crianças desenvolvem-se em diversos ambientes (social, cultural, familiar, físico e escolar) e carregam consigo para a vida todas as suas experiências e vivências, por isso o slogan “Serei o que me deres… que seja Amor”, e que é o mote para uma campanha digital de sensibilização.

Neste contexto de pandemia, a presidente da CPCJ de Estarreja alerta que “neste período de isolamento social o papel de cada um de nós, enquanto cidadãos, e em particular de todos os elementos da Comissão Alargada, é fundamental na prevenção dos maus tratos. Os desafios que todas as famílias enfrentam nestes novos tempos são enormes e tornam as crianças e jovens mais vulneráveis e mais expostas a fatores de risco, precisamente por estarem confinadas ao seu contexto familiar. Por isso, é essencial que todos estejamos atentos ao que se passa ao “nosso redor”, seja na vizinhança, seja nas redes sociais ou noutros meios digitais. Hoje, mais do que nunca, temos a responsabilidade acrescida que sermos cuidadores e agentes de proteção das nossas crianças e jovens, denunciando situações de maus tratos, se for o caso, e apoiando as famílias que, fruto das consequências de um isolamento social prolongado, possam não ter a capacidade de resiliência que esta nova forma de estar em sociedade exige. Uma comunidade mais atenta e mais sensível a estas questões, está a contribuir para que as nossas crianças e jovens possam crescer mais felizes,  e a criar condições para formar adultos mais capazes de, no futuro, saberem cuidar e proteger os seus filhos, dando-lhes amor!”

A CPCJ continua a acompanhar as crianças e jovens estarrejenses. Como explica Isabel Simões Pinto, “a comissão restrita está em funcionamento, garantindo o acompanhamento de todas as sinalizações que nos chegam, e demais processos de promoção e proteção, incluindo situações de absentismo escolar e de exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e o desenvolvimento da criança, como a violência doméstica, estão a ser devidamente acompanhados. Obviamente que esta realidade exige que adotemos novas metodologias de acompanhamento, à distância, mas esse trabalho está a ser feito.”

A campanha Laço Azul começou quando uma avó norte-americana amarrou uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face à violência doméstica de que eram alvo os seus netos. O azul das lesões e das nódoas negras nos pequenos corpos serviria de lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças. O movimento ganhou dimensão mundial.

Concurso de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te 2020”

Noutra ação já habitual da CPCJ, até 29 de maio é promovido o concurso, desta vez online, de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te”, dedicado ao tema “O melhor do Mundo são as crianças- prevenir para proteger!”. Este desafio é uma das grandes iniciativas que pretende que todas as crianças, jovens e adultos do concelho reflitam sobre esta problemática de uma forma mais lúdica e pedagógica. Pretende ainda sensibilizar toda a população para os Direitos das Crianças, sublinhando a importância da prevenção e do papel de cada um de nós em situações em que a garantia desses Direitos seja colocada em causa.

O concurso é dirigido a residentes ou a frequentar estabelecimento de ensino no concelho de Estarreja, de acordo com os seguintes escalões etários: crianças entre os 6 e os 12 anos; jovens entre os 13 e 25 anos; adultos a partir dos 26.

Os vencedores serão anunciados na página oficial do Facebook da CPCJ e do Município de Estarreja, no dia 12 de junho.