Formar para prevenir o novo coronavírus

segunda, 01 de junho 2020

Encerrou na sexta-feira um ciclo de formação e sensibilização sobre medidas preventivas e de redução do risco de transmissão da COVID-19, destinado a vários setores da sociedade, desde os comerciantes, IPSS, lares, creches e população em geral. Com várias sessões on-line e presenciais, que tiveram lugar ao longo do mês, a iniciativa terminou com uma ação de formação para os profissionais dos jardins de infância da rede pública do concelho.

Porque a ação individual continua a ser um elemento chave nesta luta contra a COVID-19, estas iniciativas capacitam os estarrejenses para a nova realidade, com o objetivo de tornar a sociedade estarrejense mais resiliente.

Fruto da estreita colaboração e articulação com as Entidades de Saúde Locais, a iniciativa conjunta do Município de Estarreja, Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Estarreja e CHBV – Centro Hospitalar do Baixo Vouga, contou com uma equipa de enfermeiros - Ângela Rodrigues (CHBV), Sandra Borges (UCC “Nós”), Carlos Lima (UCC “Nós”), Rafael Couto (USF Terras de Antuã) e Carla Barbosa (USP) - que ao longo de todo este processo transmitiram informação relevante para os desafios que se colocam nesta nova normalidade.

“Sair mais fortalecidos e com mais ferramentas para poder lidar com as dificuldades desta nova realidade com que todos os dias nos deparamos”, foi o principal objetivo da iniciativa, afirma a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

A ação surge do “trabalho conjunto que tem sido desenvolvido, com vista à prevenção do contágio e da propagação do Coronavírus na comunidade, cientes de que vivemos uma nova realidade e temos que aprender a “conviver” com o vírus durante um período mais prolongado do que o que todos desejaríamos”. É por isso, “fundamental apostar na prevenção e na permanente monitorização da situação pandémica, particularmente neste momento em que começamos a colocar em prática as medidas de desconfinamento”, considera a Vereadora da Ação Social.

Lares de 3.ª Idade
As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) foram as primeiras a receber este tipo de formação. A sessão informativa para as IPSS destinou-se aos Corpos Clínicos (médicos e enfermeiros) das IPSS com Resposta Social de ERPI e UCC – Unidade de Cuidados Continuados, aos seus dirigentes e diretores técnicos com vista a que este grupo técnico possa, ao longo do tempo e junto das respetivas equipas, difundir toda a informação relevante no que concerne à utilização de EPI, à tipologia de EPI a utilizar em cada circunstância, circuitos nas instituições e cruzamento com outras respostas sociais (área de infância).

Apesar de não terem corpo clínico, foram ainda incluídos neste grupo os dirigentes e diretores técnicos das instituições que apenas têm a Resposta Social de SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.

Creches e Pré-escolar
As ações de formação nas IPSS com respostas de Creche e Pré-escolar (Jardim de infância) dirigidas a todas as equipas de auxiliares e educadoras de infância começaram a 14 de maio e, no dia 29, decorreu uma ação de formação dirigida aos coordenadores, educadoras de infância e pessoal auxiliar dos Jardins de infância da rede pública.

As sessões presenciais, destinadas às IPSS (16 maio) e ao Pré-escolar (29 maio), decorreram no Auditório do Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja, assegurando os devidos cuidados de segurança, tais como as indispensáveis condições de distanciamento social e desinfeção das mãos, para além do uso de máscara de proteção.

Comércio e público em geral
No início do mês foram organizadas ações online, em parceria com a SEMA, dirigidas aos estabelecimentos comerciais, das mais diversas áreas, apoiando os empresários na reabertura dos seus negócios, tendo em vista o progressivo desconfinamento e a gradual retoma económica, bem como ao público em geral, transmitindo conhecimentos sobre a COVID 19 e sua prevenção, e a importância da aplicação das medidas preventivas no combate à pandemia.