“Sente-se confortável?” Campanha de sensibilização ambiental pretende mudar atitudes

A imagem de um sofá abandonado na via pública retrata um comportamento reprovável, mas que, infelizmente, é uma prática mais comum do que seria desejável. O Município de Estarreja quer eliminar imagens como esta das suas ruas, mudando atitudes. Nesta Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, lança a campanha “Sente-se confortável?”.

Sexta, 27 de Novembro 2020


A campanha de sensibilização tem como principal objetivo incentivar a reflexão com vista à mudança de atitudes. E confronta os Estarrejenses com condutas inaceitáveis, e até ilegais, como o abandono de lixo e de monos em espaços públicos ou a desadequada colocação de determinados resíduos nos contentores, como os verdes. 

Serviços gratuitos
Imagens como estas ninguém quer ver à porta de sua casa, na sua rua ou no seu concelho. As soluções existem e para cada resíduo há uma resposta adequada que a Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza de forma gratuita.

Deposite no Eco Centro
No Eco Centro, localizado no Eco Parque Empresarial (www.cm-estarreja.pt/eco_centro), os Munícipes podem entregar os seguintes materiais: papel/cartão; embalagens de plástico e de metal; vidro; resíduos verdes (aparas de jardins, ramos, flores, plantas e relva); varreduras (resíduos da limpeza de ruas); equipamento elétrico e eletrónico (eletrodomésticos usados); monstros (sofás, móveis, colchões, etc.).

Peça a recolha de monos
Para pedir o serviço gratuito de recolha de resíduos volumosos - monos ou monstros, objetos domésticos de grandes dimensões fora de uso como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos -, basta ligar para a Câmara Municipal, enviar um e-mail para geral@cm-estarreja.pt ou deslocar-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado nos Paços do Concelho.

Resumindo, os munícipes estarrejenses têm ao seu dispor vários equipamentos e estruturas com vista ao melhor encaminhamento dos resíduos.

Existem no Município:
- 14 oleões (óleos alimentares usados)
- 38 pilhões (pilhas)
- 1 Eco Centro;
- 158 ecopontos;
- 40 vidrões;
- 4 papelões;
- 2 embalões;
- 4 ecopontas (pontas de cigarros) 
- 4 papachicletes (pastilhas elásticas usadas)
- 15 contentores para têxteis (têxteis, calçado e brinquedos)

Encontra mais informações sobre o sistema municipal de recolha seletiva neste link www.cm-estarreja.pt/recolha_seletiva 

Em 2019, o Município de Estarreja enviou para reciclagem: 198 toneladas de embalagens de plástico e metal, 258 toneladas de papel e 448 toneladas de vidro. Ou seja, cada Estarrejense produz por ano: 7,33 Kg de embalagens de plástico e metal, 9,56 Kg de papel e 16,59 Kg de vidro (mais info www.cm-estarreja.pt/gestao_de_residuos). 

Consulte ainda as nossas sugestões para reduzir o desperdício e a poluição da água www.cm-estarreja.pt/eco_gestos.