Exposição pública “Big-Puzzle dos Direitos” celebra o 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças

Estarreja celebra o Dia Internacional dos Direitos da Criança e a comunidade é convidada a participar.

sexta, 19 de novembro 2021

Celebrando o 32.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja associa-se pelo quarto ano consecutivo à campanha nacional “Estendal dos Direitos”, que se assinala este sábado, 20 de novembro, às 11h30, com a inauguração de uma exposição pública, com a instalação artística “Big-Puzzle dos Direitos”, na Praça do Município (traseiras do edifício da Câmara Municipal). Este momento contará com a presença do “Grupo Benjamins” - Projeto Musical da Fundação Benjamim Dias Costa que venceram, o ano passado, o concurso “Música a Direito” que surgiu com os objetivos de divulgar e dar a conhecer os Direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança à comunidade em geral e estimular a criatividade e reforçar as competências da expressão e da comunicação das crianças e dos jovens.

Com o objetivo de promover os Direitos das Crianças, refletindo sobre a temática em contexto escolar e familiar, os alunos dos Agrupamentos de Escolas e das IPSS do Concelho foram desafiados pela CPCJ a decorar uma peça do puzzle alusiva ao tema “Direitos da Criança”, com mensagens e ilustrações, que culmina com a inauguração da instalação artística “Big- Puzzle dos Direitos”. Nas palavras da Presidente da CPCJ e Vereadora da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, “esta instalação artística marcará o nosso espaço público, perpetuando uma mensagem da CPCJ, fundamental para a toda a população. A inauguração será um momento muito especial, onde todos estão convidados a participar.”

Isabel Simões Pinto, conta ainda que não podia “deixar de felicitar e agradecer a todos os envolvidos diretamente neste projeto, que se empenharam fortemente em todo o processo, particularmente aos alunos, professores, educadores, e claro, a toda a Comissão Alargada da CPCJ de Estarreja.”

“Esta elevada adesão ilustra bem a importância de mantermos a temática na ordem do dia e continuarmos a sensibilizar a comunidade Estarrejenses para o exercício dos seus direitos e deveres de cidadania, assumindo a responsabilidade de proteger as nossas crianças e jovens, zelando pelo seu bem-estar e pelo seu desenvolvimento integral e feliz”, salienta a autarca.

Esta campanha pretende envolver as organizações e os cidadãos, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim, aumentar a consciência pública acerca destes Direitos, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. O documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

A adesão da Comunicada Educativa, a este desafio lançado pela CPCJ, foi muito bem acolhida e superou todas as expetativas. Neste processo estiveram envolvidos mais de 800 alunos, educadores e professores, de 43 turmas de alunos do ensino Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico de diversos estabelecimentos dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó, e de várias IPSS do Concelho.

Participaram neste projeto, as seguintes escolas e IPSS:
-Centro Escolar Visconde Salreu;
-Escola Básica do Pinheiro;
-Escola Básica da Congosta;
-Escola Padre Donaciano;
-Escola Básica de Cabeças;
-Escola Básica do Mato;
-Escola Prof. Dr. Egas Moniz;
-Agrupamento de Escolas de Pardilhó.
-Santa Casa da Misericórdia;
-Associação Humanitária de Salreu;
-Escola João de Deus;
-Fundação Benjamim Dias Costa;
-Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó.