Ações de sensibilização para os mais novos: os perigos da Internet escondidos atrás de um ecrã

As crianças e jovens podem ser um alvo fácil dos perigos da Internet escondidos atrás de um computador, tablet ou smartphone.

quarta, 06 de abril 2022


O acesso à Internet comporta não só um conjunto de benefícios, mas também de riscos. Esta faixa etária é um alvo fácil de cyberbullying, roubo de identidade, assédio virtual, publicação de informações privadas e dados sensíveis nas redes sociais, entre tantas outras ameaças.

A segurança dos mais novos na era digital é uma responsabilidade de todos, e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja (CPCJ), em parceria com a GNR de Ovar, promoveu diversas ações de sensibilização com o mote “Segurança na Internet”, dirigidas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Orientadas pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Ovar, durantes os meses de fevereiro e março, 280 estudantes assistiram a estas ações onde se falou dos mais diversos perigos na utilização da internet e das Redes Sociais, promovendo, em simultâneo, a capacitação das crianças para a sua utilização de forma segura. As boas práticas da navegação na internet estiveram em destaque em cada iniciativa, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de prevenir comportamentos de risco inerentes ao ambiente digital.

As ações foram realizadas no âmbito da Operação “Internet Mais Segura 2022” da GNR, integrada nas comemorações do “Dia da Internet mais Segura 2022”, celebrado a 8 de fevereiro. Contam ainda com o apoio da Microsoft Portugal.