Abril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

sexta, 08 de abril 2022

A Caminhada Azul abriu o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que tem como mote o slogan “Serei o que me deres... que seja amor”. O apelo provocou a adesão dos estarrejenses, com mais de 300 pessoas a participar na caminhada e a darem as mãos para criar um laço azul humano, no Parque Municipal do Antuã, lembrando que as crianças têm direitos e que a sociedade tem responsabilidade na sua proteção.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Câmara Municipal de Estarreja assinalam o mês da prevenção dos maus-tratos na infância com um conjunto de iniciativas.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

- "Crie o seu laço azul e coloque na janela". Este é mais um desafio lançado à comunidade em geral, convidando os estarrejenses a associarem-se à campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

- A partir do dia 21 de abril, será distribuído um "kit de sensibilização" aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho e das IPSS.

- No dia 29 de abril, é a vez dos alunos do concelho executarem laços azuis humanos, numa atividade que decorrerá em todas as escolas do concelho.

- Azul invade o centro da cidade. Durante todo o mês, alguns edifícios municipais da cidade – Biblioteca, Casa da Cultura e Cine-Teatro –, estão iluminados com a cor azul.

A comunidade tem um importante papel na Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, prevenindo e alertando para situações diversas de maus-tratos na infância. Este mês pretende sensibilizar a população para a problemática dos maus-tratos, lembrando que a denúncia de uma suspeita de maus tratos a uma criança é uma atitude responsável e um exercício de cidadania para a proteger.

A campanha Laço Azul começou quando uma avó norte-americana amarrou uma fita azul na antena do seu carro, alertando para a violência doméstica de que eram alvo os seus netos. O azul das lesões e das nódoas negras serviria de lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças.

Imagens: Pedro Leite/ UncleMultimedia