17 anos de grandes espetáculos e de grandes emoções no CTE

sábado, 18 de junho 2022

Cinema, música, jazz, peças de teatro e de dança, grupos de teatro, laboratório de aprendizagem criativa e performances multidisciplinares assumem o papel principal da programação do Cine-Teatro de Estarreja (CTE).

Num único palco, o CTE agrega artistas locais, nacionais e internacionais nas mais diversas áreas artísticas, promovendo o acesso à cultura e à arte, com uma programação multidisciplinar, diversificada, inclusiva e democrática.

Na folha de sala do CTE, pode ser escrito que este é um espaço vibrante e cheio de vida que já acolheu, desde da sua reabertura a 18 de junho de 2005, 4458 eventos e mais de 562 mil espectadores. Que tem na sua génese uma política cultural que privilegia a formação de públicos e a qualificação da oferta cultural, que tem levado ao incremento de práticas e consumos culturais, num exercício de verdadeira democratização da cultura, e tem permitido ainda a valorização do território e dos agentes culturais, educativos e criativos do concelho. Que fomenta o desenvolvimento de novos artistas e de projetos.

Este ano, o CTE lançou um novo projeto municipal “Trampolim”. A cidade transforma-se num “palco de criação” com esta nova plataforma emergente de artes performativas dirigida a novos criadores e intérpretes de dança e de teatro, dando a oportunidade a novos olhares sobre a criação artística num mundo em constante inquietação e transformação.

Esta plataforma é o reflexo da aposta continuado de novos valores artístico do Município de Estarreja e do Cine-Teatro, abrindo portas a residências artísticas e a coproduções que deem oportunidade de novos talentos mostrarem o seu trabalho. A atração de talento e a fixação de pessoas materializa a nossa visão de cultura, enquanto fator de criação de riqueza e de desenvolvimento do território.”

Concerto comemorativo quase esgotado

O 17.º Aniversário de Reabertura do CTE é celebrado este sábado à noite, dia 18, às 21h30, com o concerto de Dulce Pontes, que dará a conhecer ao público estarrejense o seu novo disco de originais, “Perfil”, o mais verdadeiro e pessoal da cantora. São 11 temas, “com uma linha surpreendente de música clássica, medieval e também fado”. Será certamente uma festa de aniversário inesquecível!

Nesta sala, todas as pessoas têm lugar. Nesta sala há grandes espetáculos, grandes emoções!

No domingo, dia 19, pelas 16h, também no âmbito do 17.º Aniversário, será apresentada o livro “Nada de Confusões – Revista Fantasia de Costumes Regionais”, um original de Manuel Craveiro Júnior, com anotação e investigação histórica de José Fernando Ferraz Correia, a revista que foi levada a cena, pela primeira vez no Cine-Teatro de Estarreja, no dia 1 de abril de 1950.

Nota histórica

Inaugurado a 12 de março de 1950, o Cine-Teatro de Estarreja foi palco durante 42 anos de grandes espetáculos de teatro e revista, bem como trouxe excelentes películas cinematográficas. Depois de, em 1992 ter encerrado portas, foi tempo de repensar o papel das próprias salas de espetáculo e eis que, a 18 de junho de 2005, dá-se a reabertura do Cine-Teatro de Estarreja e de um novo espaço cultural.