Município de Estarreja apoia a organização dos Campeonatos Nacionais de Natação de Clubes da 2.ª e 3.ª divisão

quarta, 11 de janeiro 2023

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu esta segunda-feira, 9 de janeiro, à assinatura do contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a Associação de Natação Centro Norte de Portugal (ANCNP) para a organização conjunta dos Campeonatos Nacionais de Clubes da 2.ª e 3.ª divisão. O apoio financeiro concedido é de 15 mil euros e diz respeito às épocas desportivas de 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025.

João Alegria, responsável pelo pelouro do desporto, destaca a importância da Autarquia “no desenvolvimento desportivo e no incremento da prática desportiva e para a prossecução dos seus objetivos necessitam de juntar esforços com várias entidades públicas e privadas no sentido de, plenamente e de forma integrada, os atingir.”

Realça ainda o trabalho de qualidade desenvolvido pelo Complexo de Desporto e Lazer, que tem atraído um conjunto de competições nacionais e regionais ao longo dos últimos anos. O autarca relembra que na presente época, “a Secção de Natação do Clube Desportivo de Estarreja proporciona a um grupo de mais de 80 atletas de diferentes escalões a prática de Natação Pura a nível competitivo, não descurando a participação em atividades desportivas e culturais do concelho, bem como, colaborando de todas as formas ao seu alcance para o desenvolvimento dos nossos atletas em particular, e da população em geral, de hábitos de prática desportiva e padrões de vida saudável.”

Durante a sessão foram ainda abordados os projetos “Competência Aquática” e “Portugal a Nadar”, que a FPN está a desenvolver e que as autarquias, como primeiros parceiros, são desafiadas a dinamizar, abrangendo sobretudo as faixas mais jovens da população.

O Presidente da FPN, António José Silva, terminou com um “agradecimento especial ao Município de Estarreja e à ACNP pela colaboração e disponibilidade para as ações organizativas da FPN, em momentos difíceis como foi o caso do confinamento provocado pelo Covid”.