Promover escolhas alimentares saudáveis no pré-escolar e no 1º ciclo

quinta, 11 de maio 2023


No âmbito da transferência de competências em matéria de educação, o Município de Estarreja assumiu a execução do Programa de Leite Escolar, tendo, no presente ano letivo, aderido ao Regime Escolar, estabelecido pela Comunidade Europeia que visa contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis das populações mais jovens.

Para além da distribuição gratuita de leite a todas as crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico das escolas do concelho, o programa exige aos Estados-membros a elaboração de medidas escolares que incluam iniciativas educativas e de sensibilização para a produção sustentável, combate ao desperdício alimentar e a partilha de bons hábitos alimentares. 

No presente ano letivo 2022/2023, foi realizada uma atividade de educação alimentar no âmbito das AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) da interrupção letiva da Páscoa, relativa ao tema “Lanches escolares saudáveis, na qual as crianças construíram um “semáforo dos lanches”, através de imagens de alimentos a incluir no lanche divididos em três grupos: alimentos a privilegiar (verde), alimentos a consumir esporadicamente (amarelo) e alimentos a evitar (vermelho). 

Esta ação abrangeu cerca de 140 crianças e o material desenvolvido poderá ser afixado nas escolas, em local visível à comunidade escolar, auxiliando a escolha de alimentos saudáveis. Até ao final do ano letivo e por forma a abranger todas as crianças da educação pré-escolar, serão propostos outros desafios/atividades dentro desta temática. 

Ainda neste enquadramento e dirigido aos alunos do 1.º CEB, o Programa Municipal de Educação 2022/2023 irá promover o projeto “Os Super Saudáveis” da Liga Portuguesa Contra o Cancro e vencedor do “Food & Nutrition Award” 2018, na categoria de educação alimentar. 

Este projeto consiste na atribuição, a cada aluno, de um kit inicial de 5 cartas com alimentos, sendo que o objetivo é consumir, nas 5 semanas seguintes, os alimentos que constam nas cartas numa das refeições do almoço ou lanche para ter acesso a mais cartas, a fornecer pelos professores/ responsáveis, e assim conseguir colecionar o conjunto total de cartas necessárias para jogar com os colegas, no qual os alimentos conferem “superpoderes”.