Nestlé Portugal celebrou 100 anos com visita do Presidente da República

terça, 16 de maio 2023

O evento de celebração do centenário da Nestlé Portugal decorreu na sexta-feira, dia 12 de maio, na Fábrica de Avanca, onde tudo começou há 100 anos. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e teve também a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, do Chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, da Diretora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz e dos principais stakeholders da Nestlé Portugal.

No discurso proferido na cerimónia de celebração, o Presidente da República agradeceu à Nestlé a sólida presença de 100 anos em Portugal, enaltecendo o contributo económico e social que a empresa tem dado ao país. “É uma honra para o país e para o município de Estarreja poder contar com uma fábrica como esta. No seu estabelecimento em Portugal, a Nestlé soube perceber os portugueses e hoje conhece bem o país. Continua a apostar em Portugal com uma certeza e confiança inabaláveis. Esta é uma Nestlé diferente das outras, nasceu com os portugueses, associando-se a um Prémio Nobel (Egas Moniz) que compreendia bem os problemas do país. Esta Nestlé exporta agora 65% do que produz e isso é muito importante para a economia portuguesa, sendo ainda um exemplo de futuro com responsabilidade social”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Na ocasião o Presidente da República distinguiu todos os atuais e antigos Colaboradores da Nestlé em Portugal através da atribuição da condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva. Ao longo de uma carreira de mais de 44 anos no Grupo Nestlé, trabalhando em diversos países Alfredo Silva é reconhecido como uma referência absolutamente unânime na Nestlé em Portugal e também além-fronteiras.

Durante a cerimónia em Avanca, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, aplaudiu o percurso da multinacional suiça lembrando as suas raízes em Portugal. “Foi aqui, em Avanca, que o Prof. Egas Moniz, nosso prémio Nobel da Medicina e da Fisiologia, ciente das dificuldades provenientes da crise ao nível da alimentação infantil, impulsionou a indústria Leiteira, criando a primeira fábrica de leite em pó no ano de 1923 – a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda., que viria a ser o berço da NESTLÉ em Portugal.”

Hoje, “a Nestlé é uma das peças fundamentais para o melhor funcionamento da Indústria em Estarreja e detentora duma receita que se revelou ao longo dos anos essencial para a preciosa ajuda do desenvolvimento deste território. É este exemplo de excelência e capacidade empreendedora do tecido empresarial que queremos continuar a atrair e promover no nosso Município.”

“Em Estarreja temos feito um grande esforço para contribuir para a competitividade do nosso País”, acrescentou o autarca, referindo que o Eco Parque Empresarial de Estarreja “é hoje grande foco de atenção por quem trabalha na atração de investimento, internacional e nacional. Temos aí investido muito tempo e recursos… e fizemo-lo porque entendemos que a estratégia deveria ser esta, que passasse pelo desenvolvimento económico.”

A Nestlé tem sido uma empresa relevante na economia portuguesa, criando e partilhando valor económico, social e ambiental com a comunidade através de uma importante presença que tem crescido continuamente e continuará a projetar-se no futuro. “A presença do Senhor Presidente da República, da Senhora Ministra da Agricultura e dos nossos principais stakeholders na celebração de hoje enaltecem a importância da relação de confiança que a Nestlé construiu com os portugueses ao longo dos últimos 100 anos. O nosso compromisso é o de continuar a trabalhar para os próximos 100 anos, criando e partilhando valor em Portugal, com impacto positivo na vida dos nossos consumidores.”, afirmou Anna Lenz, Diretora Geral da Nestlé Portugal.

Foi a ação do Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949) que lançou, em 1923, na sua terra natal, Avanca, as bases do que é hoje a Nestlé Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa. Egas Moniz inspirou-se em Henri Nestlé que em 1867 inventou a "Farinha Láctea", tão importante numa época com uma taxa de mortalidade infantil muito elevada na Europa.

A história da empresa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de produtos alimentares e de bebidas, com marcas icónicas como Cerelac, Nestum, Sical, Nescafé ou Maggi, através de uma estrutura sólida implantada no país e apoiada por investimentos contínuos, com reflexos nos sucessivos crescimentos de volumes de produção nas duas fábricas que o Grupo tem em Portugal, Porto e Avanca.

Hoje, com mais de 2500 colaboradores, a Nestlé Portugal desempenha um relevante papel na criação de riqueza no país. Em 2022, as vendas da empresa atingiram os 677 milhões de euros, tendo investido 73 milhões de euros na sua operação. É ainda a partir dos dois polos de excelência que são as fábricas do Porto e de Avanca que a Nestlé fabrica um largo conjunto de marcas locais e internacionais, adaptadas aos gostos e conveniências dos consumidores portugueses, mas também apreciadas além-fronteiras, em mais de 60 países, para onde a empresa exporta mais de 60% da sua produção local.

Em Portugal, a Nestlé tem atualmente 2523 Colaboradores e conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.