Quase um século de atas à distância de um clique

Arquivo Municipal disponibiliza atas camarárias desde 1860 a 1952

sexta, 09 de junho 2023

O Arquivo Municipal de Estarreja comemora o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra esta sexta-feira, 9 de junho, com o lançamento digital das Atas Camarárias, datadas desde 1860 a 1952. Visite a página do Arquivo na internet e aceda a 92 anos de história local e da Edilidade.

Ao todo, foram digitalizados 48 volumes: 35 livros de Atas das Sessões Camarárias (1860-1952), 7 livros de Atas da Comissão Administrativa (1928-1938) e 6 livros de Atas da Comissão Executiva (1912-1926), num total de 9884 fólios, frente e verso. Daqui resultaram mais de 20000 imagens de alta qualidade, permitindo a consulta a um público mais alargado. Numa segunda fase, o AM pretende disponibilizar as atas referentes ao período de 1953 a 1999.

A disponibilização de informação arquivística online constitui um forte contributo para o exercício da cidadania e um instrumento para a informação e esclarecimento dos cidadãos, muito para além da mera curiosidade histórica sobre o passado. Na base das preocupações do Arquivo, está, por um lado, a preservação a longo prazo dos originais e, por outro, a disseminação da informação.

As Atas são documentos fundamentais para o conhecimento do funcionamento dos vários executivos camarários e bastante ricos no que respeita ao conhecimento da Edilidade e do Concelho ao longo dos tempos e, por esse motivo, esta iniciativa dá continuidade às boas práticas em vigor na Autarquia, que disponibiliza no site institucional os documentos respeitantes às reuniões mais recentes (das Reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal).

Para consultar as atas históricas, aceda à página do Arquivo - https://arquivo.cm-estarreja.pt/ -, escolha o link “Escolher novo contexto” na página inicial e selecione “Arquivo Histórico”. Em qualquer parte do mundo, pode ter acesso às seguintes séries: Atas das Sessões da Câmara, Atas da Comissão Administrativa e Atas da Comissão Executiva, e descobrir quase um século da documentação, por excelência, mais nobre e representativa do percurso que o Município de Estarreja efetuou até aos nossos dias.