Município de Estarreja e IHRU assinam acordo para a Estratégia Local de Habitação

Secretária de Estado da Habitação estará presente na sessão

quinta, 07 de setembro 2023

Numa sessão marcada para esta sexta-feira, dia 8 de setembro, às 17h00, nos Paços do Concelho, o Município de Estarreja e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) irão assinar o Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, na presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, que homologará o documento.

Este acordo define um montante global de investimento pelo Município de 12.443.868,00€ (doze milhões, quatrocentos e quarenta e três mil, oitocentos e sessenta e oito euros), prevendo o IHRU disponibilizar um financiamento que se estima no valor máximo de 11.426.143,00€ (onze milhões, quatrocentos e vinte e seis mil, cento e quarenta e três euros), sendo 6.308.995,00€ (seis milhões, trezentos e oito mil, novecentos e noventa e cinco euros), concedidos sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis e 5.117.148,00€ (cinco milhões, cento e dezassete mil, cento e quarenta e oito euros) a título de empréstimo bonificado.

A Estratégia Local de Habitação do Município de Estarreja pretende desenvolver uma resposta habitacional digna para 366 famílias, correspondente a 1113 pessoas. No âmbito do Programa 1.º Direito e do financiamento previsto no Acordo de Colaboração, estarão abrangidos 142 agregados familiares, correspondentes a 446 pessoas.

Programa da sessão

17h00 Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina

17h10 Apresentação da Estratégia Local de Habitação do Município