“Aldeia de Portugal – Pardilhó” em Serralves

sexta, 22 de setembro 2023

A “Aldeia de Portugal – Pardilhó” far-se-á representar na “Festa do Outono”, em Serralves, com a carpintaria naval, o barco moliceiro e outros ofícios. É já este fim de semana que o evento regressa ao Porto para dois dias de atividades com entrada gratuita, desta vez em parceria com a marca “Aldeias de Portugal”.

Entre as 10h00 e as 19h00 de sábado e domingo, o núcleo rural do parque de Serralves contará com um espaço próprio para divulgação do património das aldeias classificadas pela sua genuinidade e do respetivo programa de iniciativas consta a oferta de postais alusivos a esses povoados. O público será convidado a utilizar esse formato de correspondência preenchendo os postais com mensagens que serão depois enviadas gratuitamente para familiares e amigos com morada no país. A Aldeia de Portugal - Pardilhó terá um momento de divulgação no sábado, às 17h30.

Na Festa do Outono, que visa sensibilizar o público para a sustentabilidade ambiental, a cultura rural e a vivência agrícola, haverá várias propostas sobre o património das “Aldeias de Portugal”.

Recorde-se que a adesão de Pardilhó à rede Aldeias de Portugal foi assinalada no dia 1 de julho, durante a Semana da Comunidade e do S. Pedro de Pardilhó. Na ocasião foi assinada a Carta de Compromisso entre a ATA - Associação de Turismo de Aldeia, a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro/ GAL Aveiro Norte e Pardilhó, representada pelo Município de Estarreja e Junta de Freguesia.

Pelas suas idiossincrasias patrimoniais e culturais, a “freguesia da Ria, das artes e dos ofícios” é agora uma “Aldeia de Portugal” (ver artigo aqui).

Imagem: Procissão de S. Pedro de Pardilhó